
Quando? 5ªf, 18 de junho, das 17h30 às 19h00 (hora de Lisboa).
Sinopse: Sessão de esclarecimento sobre Ciência Aberta, focada nos aspetos práticos do acesso aberto à publicação científica e académica e nos dados abertos de investigação. Serão destacados os requisitos dos financiadores de ciência e inovação para a Ciência Aberta, nomeadamente Fundação para a Ciência e Tecnologia e Comissão Europeia (Horizonte 2020). Adicionalmente, serão destacados serviços e ferramentas disponíveis para providenciar o acesso aberto à literatura cientifica e para boas práticas de gestão de dados de investigação e abertura de dados.
Sobre o preletor: Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Trabalha desde 2010 na Universidade do Minho como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade atualmente nos projetos: OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, FIT4RRI – Fostering Improved Training Tools For Responsible Research and Innovation, FAIRsFAIR – Fostering Fair Data Practices in Europe. Teve colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e as políticas de ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.
Inscrição gratuita: À distância, em tempo real - inscrição livre, mas obrigatória - formulário - Irá receber por email um link de acesso 1h antes da sessão.