PYASMA- Tomada de posse dos órgãos sociais

Equipa de membros PYASMA

Na passada sexta feira decorreu a tomada de posse dos membros da mesa de Assembleia Geral da PYASMA (Portuguese Youth for Aeronautics and Space Medicine Association) que é atualmente a herdeira do Clube de Estudantes de Medicina e Ciências da Vida Aeroespacial (CEMCA). Como explicaram os alunos presentes, continuam com os mesmos valores de excelência, mas agora com responsabilidade acrescida para com os estudantes e a comunidade científica.

Esta associação agrega jovens de várias áreas científicas, não só da medicina, mas que têm em comum o gosto e a curiosidade pelo ambiente aeroespacial. Acreditam que com o conhecimento de várias áreas das ciências, possam fazer a diferença na descoberta e no desenvolvimento da vida além da atmosfera. “Acreditamos que o Futuro está para além da atmosfera e que a Medicina e as Ciências da Vida são essenciais à exploração espacial, nomeadamente nas missões humanas. Como a história nos tem vindo a mostrar, o que aprendemos no Espaço pode ser aproveitado em Terra e pode ter impacto no desenvolvimento do conhecimento científico que dispomos, nomeadamente na forma como percebemos os fenómenos biológicos”, disseram em comunicado.

Diretor da FMUL a discursar

A tomada de posse juntou os dirigentes, quer via online quer presencialmente e contou com a presença de Edson dos Santos Oliveira, fundador e responsável pelo Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial (CEMA) e um grande impulsionador desta área em Portugal e da médica Thaís Russomano, formada em medicina aeroespacial e ambos professores na FMUL. O Diretor da FMUL, João Eurico Cabral da Fonseca, também discursou e destacou a importância desta área que extravasou as fronteiras da Faculdade de Medicina, ao englobar outras faculdades e outras realidades, dando o exemplo da Força Aérea, com quem o CEMA faz diversas colaborações e que participam ativamente no desenvolvimento desta área.

Por seu lado, Edson Oliveira destacou as características únicas do laboratório e falou das oportunidades únicas que a PYASMA tem e que lhe confere a possibilidade de potenciar aspetos científicos e formativos com outras congéneres.

Edson Oliveira_fundador CEMA a dicursar

Os objetivos da PYASMA são o de dar oportunidades de investigação aos associados; a possibilidade de participar em programas tutor-mentor; programas de estágios; atividades presenciais; visitas de campo exclusivas aos membros bem como a divulgação da área junto de diferentes faculdades e cursos, numa perspetiva também de divulgação de conhecimento e captação de talentos.

Para todos os que acreditam que o céu não é o limite, podem juntar-se a esta associação porque, pode parecer um pequeno passo, mas pode fazer a diferença na caminhada rumo ao conhecimento do espaço.

A tomada de posse dos dirigentes sociais da PYASMA aconteceu no anfiteatro 1.10 no Edifício Reynaldo dos Santos, onde está sediado o CEMA.