Progress Testing Online | QuizOne
Share

progress testing 2024

 As inscrições encontram-se abertas até 21 de abril. Para te inscreveres consulta: 

 

Em caso de dúvidas, consulta:

Ficheiro
 

Progress Test Online | Quiz.One

Na sequência da implementação na nossa Faculdade do processo de Progress Testing em 2019, o Conselho Pedagógico agendou para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2024 a 6.ª edição desta prova.

O que muda este ano?
Ao contrário dos anos anteriores, a prova estará disponível para resolução na plataforma Quiz.One durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo). Cada um de vós poderá resolver a prova no dia e horário que vos for mais conveniente. A prova terá 100 perguntas, num só bloco (não 2 blocos de 75 perguntas, como nos anos anteriores). Apesar para de poderem fazer a prova no horário que preferirem, terão de respeitar um período de 2h 30 min (mais 30 min de tolerância) desde o início da prova até à sua finalização.

O que é o Progress Testing?
A exemplo do que acontece em Faculdades de Medicina de todo o mundo, esta avaliação consiste na realização de um mesmo exame por alunos em diferentes fases de um mesmo plano curricular (1.º ao 6.º ano). A informação disponibilizada por este método de avaliação é extremamente importante, permitindo uma visão longitudinal da aquisição de conhecimentos durante o curso e uma perspetiva diferente da avaliação curricular. Tendo caráter facultativo, são reconhecidas vantagens para o aluno, que é incentivado a uma aprendizagem mais centrada no raciocínio clínico, e para os docentes, que são expostos à necessidade de melhorar a metodologia deste tipo de avaliação.
O Progress Testing contribuirá também para uma melhor preparação dos nossos alunos para a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada (PNA). O Progress Test será constituído por questões de escolha múltipla, construídas a partir de uma vinheta clínica, com seleção entre cinco opções de resposta mais correta (Single Best Answer). Os conteúdos colocam ênfase particular no raciocínio clínico, e na aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. O exame será abrangente, contemplando as diferentes áreas de conhecimento, refletidas nas unidades curriculares do currículo pré-clínico (aplicadas em contexto clínico) e clínico do nosso Mestrado Integrado em Medicina.

Quais as vantagens para o aluno?
•    Avaliar a posição relativamente aos restantes alunos do seu ano (só o próprio tem acesso à sua posição no ranking dos alunos do mesmo ano a fazer a prova)
•    Avaliar a posição global (só o próprio tem acesso à sua posição no ranking de todos os alunos que fizeram a prova)
•    Avaliar a aquisição de conhecimentos ao longo do ano
•    Avaliar a evolução do seu conhecimento de ano para ano, ao longo de todo o curso, em termos absolutos e comparativamente aos restantes colegas
•    Avaliar as áreas onde o seu conhecimento possui maiores falhas
•    Contactar precocemente com o tipo de avaliação da PNA
•    Beneficiar de dispensa de pagamento de emolumentos em pedidos de revisão de prova, no Ano Letivo 2024-2025, para todos os alunos que completarem a prova

A inscrição é obrigatória, devendo ser realizada na plataforma FenixEdu https://fenix.medicina.ulisboa.pt/login até dia 21 de abril.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do e-mail progresstest@medicina.ulisboa.pt.

Contamos com a tua participação!