Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa” | Sessão de apresentação

Imagem de mulher com telemóvel nas mãos

É já no próximo dia 9 de janeiro, às 10h que se realiza, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a sessão de apresentação do Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”.

A Fundação “la Caixa”, com sede em Espanha, é uma organização sem fins lucrativos e que desde a sua fundação sempre desenvolveu iniciativas que têm como principal objetivo alcançar uma sociedade mais igualitária. Desde a sua implantação em Portugal, em 2018, que com o apoio do Banco BPI, tem vindo a apoiar um conjunto muito relevante de iniciativas na área social, mas também na investigação na área da saúde, educação e cultura. Com um orçamento de mais de 20 milhões de euros em 2019, este valor será incrementado já em 2020 para cerca de 30 milhões de euros e, até 2022, o orçamento para Portugal rondará os 50 milhões de euros.

No quadro da sua intervenção em Portugal, a Fundação “la Caixa” lançou em 2018 o Programa de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, atribuindo anualmente, no seu conjunto, 110 bolsas para estudos a realizar em Portugal e Espanha, ao longo de três anos.

O valor médio por bolsa é de, respectivamente, €120.000 e € 300.000, sendo atribuídas bolsas na modalidade Retaining - para reter os melhores investigadores nas Universidades e Centros de Investigação -, e Incoming, para atrair os melhores  investigadores. Já este ano a Fundação “la Caixa” estendeu a Portugal a convocatória para atribuição de 120 Bolsas de Pós-Graduação para estudar pelo período máximo de dois anos nas melhores Universidades da Europa, América do Norte e Asia-Pacífico, sendo o valor por Bolsa de cerca de €85.000.

No seu conjunto, o orçamento a alocar pela Fundação “la Caixa” ao Programa de Bolsas ascenderá, em 2020, a 32 milhões de Euros.

Também na área da Saúde existe uma oportunidade, nomeadamente, o Concurso de Apoio a Projetos de Investigação em Saúde.

Nova Cochrane Portugal - Conferência
Auditório 57 | EEM