A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em conjunto com a Fundação Professor Francisco Pulido Valente entregou, dia 27 de maio, o Prémio Ensino – Professor Francisco Pulido Valente.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e contou com a presença do Diretor da FMUL, o Professor Fausto J. Pinto e do Professor Luís Campos (Faculdade de Ciências Médicas da UNL) que proferiu uma palestra subordinada ao tema “A relação médico-doente no contexto atual”. O Professor Melo Cristino, Presidente do Conselho Científico da FMUL, também marcou presença na qualidade de moderador da sessão.
A vencedora do Prémio Ensino 2020 foi a estudante Rita de Almeida Carvalho que obteve a classificação de 19 valores no Módulo V.II - Medicina Interna, no ano letivo de 2018/2019.
A vencedora da Edição 2021 é a estudante Maria Cristina Simões Rosa Fialho que obteve a classificação de 19 valores no Módulo V.II - Medicina Interna, no ano letivo de 2019/2020.
Na palestra “A relação médico-doente no contexto atual”, o Professor Luís Campos lançou duas questões: Que médicos temos agora? E que doentes?
Luís Campos afirmou que “os médicos devem apostar cada vez mais na especialização”, reforçando que o outro paradigma que tem vindo a alterar-se é o trabalho de equipa, com bastante potencial no estreitamento dos laços com o doente.
O Professor recordou ainda que, ao longo da pandemia, assistiu a diversas atitudes de generosidade e altruísmo, realçando que, “nós somos académicos, somos profissionais, somos líderes, somos advogados dos doentes e isso é uma responsabilidade que temos de assumir”.
Em jeito de conclusão da cerimónia, o Professor Fausto J. Pinto reforçou a necessidade de “honrar o passado para construir o futuro”, lema da nossa Escola Médica, e repto para reflexão sobre o maior desafio da Medicina: a relação entre o clínico e o doente.
Ainda durante a cerimónia, foi anunciada a alteração do nome do Prémio Pulido Valente Ciência, para Prémio João Monjardino, substituição que será oficializada numa sessão marcada para o dia 15 de junho.