​​​​​​​O dia em que a FMUL fez anos

Mesa com personalidades ilustres no aniversário da FMUL

Foi no dia 22 de abril e reuniu muitas pessoas no Grande Auditório João Lobo Antunes no edifico Egas Moniz. Colaboradores, professores, médicos e alunos todos juntos no propósito de celebrar uma data importante para esta escola de medicina, que partilha com o maior hospital de Lisboa, o espaço onde está sediada.

atribuição de prémios

Reitor da Ulisboa a discursar

No discurso o Reitor da Ulisboa, Luís Ferreira, disse, “somos civilizados quando cuidamos uns dos outros” e é isso que melhor fazem os médicos aqui formados e os que ainda estão em formação. Aqui há um destino comum a todos, o de serem os melhores médicos, os melhores investigadores, os mais capazes e bem preparados, e é por isso que acrescentou, “respira-se um propósito nas salas de aula e nos laboratórios.”

alunos que receberam prémios

Desde 1937 “que estamos unidos” referiu o atual Presidente do conselho de Administração da ULS de Santa Maria, antevendo mais parcerias, nomeadamente com a escola de enfermagem “o que é um sinal de modernidade”.

presidente do cons. Adm. da ULS Santa Maria a discursar

João Eurico da Cabral da Fonseca, o diretor da FMUL, subiu ao palco onde deu conta que se celebravam não um, mas quatro aniversários: desde a construção do Hospital Real de Todos os Santos, 520 anos, a Escola Médico Cirúrgica de Lisboa, 199 anos, e depois vamos até ao ano de 1911 onde a escola de medicina passou s designar-se FMUL, nome que mantém até aos nossos dias. Os 70 anos celebrados a 22 de abril assinalam a data em que a escola mudou para o local onde se encontra atualmente.

duas alunas que receberam distinção

Em dia de aniversário falou-se do passado, mas olhou-se sobretudo para o presente e para o futuro. Há muitas novidades em curso e a FMUL promete crescer em dimensão e apostar na ciência e na investigação, ainda mais! A fusão do CAML com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IMM- IGC) que deu origem ao GIMM é apenas um exemplo destes novos ventos de mudança.

A celebração continuou com distinções atribuídas aos funcionários da FMUL pelos 25 anos de dedicação à casa, Estudantes de MIM e de LCN subiram ao palco para receberem o Prémio FMUL/CGD de excelência, com um valor monetário de mais de mil euros. O Professor Gomes Pedro não faltou na atribuição dos prémios que têm o seu nome.

duas pessoas a cumprimentarem-se

No discurso que dirigiu aos presentes, o diretor da FMUL agradeceu a todos dizendo, “sem a vossa presença nada disto tinha sentido.”

Dois momentos musicais pautaram ainda o evento: O Coro Médicos de Lisboa e os irmãos Brito Lança.

plateia de auditório repleta de gente