O Dia da Investigação

pessoas a celebrar

O Dia da investigação decorreu uma vez mais este ano com a participação dos alunos que apresentaram teses de mestrado e que ganharam bolsas que lhes permitem estar a fazer investigação em alguns dos melhores laboratórios do mundo e que levam o nome da FMUL além fronteiras.

Estes jovens médicos que são motivo de orgulho e de inspiração, participaram presencialmente e via zoom neste dia, para contar a sua experiência e motivar os que assistiram.

Houve visitas a laboratórios para que comecem a sentir o que é estar envolvido numa investigação com toda a carga de conhecimento e de curiosidade que isso implica.

De tarde foi a vez da inspiração vir das palavras do diretor da FMUL, João Eurico Cabral Fonseca, que fez um discurso com o título “Motivação e desafios na investigação médica".

De tarde houve as apresentações orais dos trabalhos, exposição de posters e foram conhecidos os vencedores das apresentações orais. Ainda houve tempo para o speed dating que permitiu a troca de experiências entre alunos de diversos anos e, o dia já ia longo, estava na altura de encerrar o "Dia da Investigação"com o momento Science Sunset.

pessoas a ver posters

pessoas a sorrir

Os vencedores

Prémio GAPIC David Ferreira - Diogo Magueijo - “Activated Clotting Time (ACT) value as anindependent predictor of postoperative bleeding and transfusion”

1.ª Menção Honrosa - Ana Catarina Ribeiro - “Early diaphragm dysfunction in critically ill patients under invasive mechanical ventilation: a prospective observational study”

2.ª Menção Honrosa - Gabriela Soares - “Contributory Factors to Caregiver Burden in Parkinson’s Disease Data of the PRISM study”

26.º Programa Educação pela Ciência

1.º Prémio - António Amorim - "Impact of attachment on school adjustment of children and youth"

2.º Prémio - Maria Madalena Gama - "Human induced pluripontent stem cells derived cardiomyocytes as a cellular model to study variants of unknown significance (VUS) in Hypertrophic Cardiomyopathy"

3.º Prémio - Inês Barroso - "Neuronal Death by Pyroptosis in epilepsy - Exploring the roleof NLRP1 and NLRP3"

pessoas a sorrir

jovens a sorrir

Para o ano há mais!

Mais desenvolvimentos em breve!