“O Batalhão da Noite” é o primeiro romance de José Filipe Melo

A história de Evaristo, um homem comum que carrega o peso de um castigo divino, é o mote para o primeiro livro de José Filipe Melo, a completar o Internato de Formação Geral no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e que estudou na FMUL.

Natural de Viseu, veio para Lisboa estudar Medicina na FMUL e foi aqui que nasceu a história cujo título é: O Batalhão da Noite, assinado com o pseudónimo de Teodoro Benjamim. Tal como outros médicos que o precederam no exercício da escrita, tem um nome “para assinar as receitas e outro para assinar os livros.”

autor do livro

Em entrevista, esclarece, “já tinha escrito alguns contos, tinha ganhado duas menções honrosas” e cultivava por isso, o desejo de se aventurar em algo maior, “mais desafiante”. Foi assim que, num dia “enquanto aguardava a chegada do autocarro, reparei num monte de livros junto a um contentor do lixo e num homem que os vasculhava”, de repente a história que procurava caiu-lhe no colo. A partir dali começou a desenvolver o contexto e, ao contrário do que lhe tinha acontecido anteriormente com outros retalhos, a ideia ganhou vida e nasceu assim a história de Evaristo, “ávido de saber, vive colecionando livros, que lhe são fornecidos pelo seu batalhão pessoal, o Batalhão da Noite. Para além disto, tem uma visão muito própria do mundo que o rodeia, fruto da sua longa e recheada experiência neste planeta. Nem sempre concorda com a maneira como o mundo evoluiu (aliás raramente o faz), situação que o leva a ter relações algo peculiares com coisas tão banais como bancos de jardim de madeira ou livros de autoajuda”.

capa do livro

A história agora reunida neste livro foi sendo construída ao longo de três anos e conciliada com os estudos de medicina. “Não tinha uma rotina de escrita e aproveitava todos os momentos livres para escrever”, mas está feliz com o que alcançou.

No próximo dia 2 vem fazer a apresentação do livro na Livraria Martins em Lisboa, pelas 11 horas, e fica aqui o convite a todos os que queiram juntar-se.

José Filipe Melo está a preparar-se para ingressar na especialidade que escolheu, ortopedia, e a preparar as malas para ir viver para Santarém, onde ficará nos próximos 6 anos.

O objetivo é o de vir a exercer medicina o mais próximo possível do local onde nasceu e quem sabe, aproveitar para escrever mais histórias.