Novo Centro Clínico, Académico e de Investigação em cuidados de saúde primários da FMUL vai dar assistência a mais de 9 mil utentes sem médico de família

Este espaço vai acolher o primeiro Campus de investigação da FMUL fora do CAML, e vai ter várias unidades de atendimento à população em cuidados de saúde tão importantes como os Cuidados Primários, Cardiologia ou Neurociências, entre outros.

Nasceu de uma parceria entre a FMUL e a CM de Torres Vedras e vai permitir dar assistência a mais de 9 mil utentes da região.

campo verde

edifício

Vai ser neste novo espaço que vai nascer um polo de inovação e empreendedorismo em One Health, que vai combinar um espaço multidisciplinar e interdisciplinar dedicado ao ensino, assistência e investigação em saúde. Esta parceria foi consolidada através de um Memorando de Entendimento assinado no verão de 2019, entre o Município de Torres Vedras e a FMUL e que vai ter também uma parceria com a com Harvard Medical School nomeadamente na medicina humanitária e de catástrofe.

Este projeto vai contar com uma Unidade de Saúde Familiar Académica, Unidade de Cuidados Interdisciplinares em doenças crónicas (com capacidade de internamento), Centro de Investigação Clínica, Centro de Investigação em Tecnologias da Saúde, Centro Académico com formação pré e pós-graduada e alojamento universitário, tem prevista a conclusão da obra para daqui a 5 anos, mas a primeira fase deverá estar já em funcionamento em 2024.

A junção destas duas entidades foi crucial na resposta para os cuidados de saúde da população local, mas as potencialidades não se ficam por aqui. Em declarações o diretor da FMUL, João Eurico da Fonseca, destaca que "o Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras vai oferecer à população local um serviço de cuidados de saúde primários na sua plenitude com enfoque em três áreas essenciais do ponto de vista clínico e científico: neurociências, cardiologia e fatores de risco cardiovasculares, e patologia musculoesquelética. Além disso, estará dotado de uma unidade de investigação clínica e tecnologias da saúde com destaque para a inteligência artificial, e uma unidade de formação, onde se destaca a medicina humanitária e de catástrofe, que é uma nova área na qual a Faculdade está a apostar”, explicou e Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, afirma que “a colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa neste projeto pioneiro é uma aposta na saúde e investigação científica a nível nacional, mas também um importante investimento para Torres Vedras, que vai saber acolher estes profissionais de saúde e equipas multidisciplinares".

Com uma área de construção de 13.435m2 e 25.926m2 de área de terreno, este campus vai empregar cerca de 400 pessoas entre profissionais de saúde e prestadores de serviços

A apresentação do futuro Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras marca o início de uma transformação significativa na formação e prestação de cuidados de saúde na região de Torres Vedras e com potencial transposição para o modelo de cuidados aplicado a todo o país.

O novo Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras é hoje apresentado à comunicação social, mas amanhã, dia 8 de dezembro, será a vez do espaço estar aberto à comunidade, com a realização de diversas iniciativas para fazer em família.

Este espaço – que é o do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior- e que já foi um asilo, um sanatório e um convento, abre agora as portas para receber a comunidade científica, a clínica e os utentes.