A I Pós-Gradução Nutrição Básica em Medicina Geral e Familiar, realizou-se de 1 de Outubro a 12 de Novembro de 2022 e contou com a presença de 34 participantes, médicos internos e especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF). A maioria era do sexo feminino (91%) e trabalhava na ARS Lisboa e Vale do Tejo (97%), com uma média de idades de 32 anos.
Teve como principal objetivo dotar os médicos, em particular os médicos de família, de conhecimentos e ferramentas chave em matéria de alimentação e nutrição saudável. Apesar de o programa já estar previamente definido, foi solicitado no início a todos os participantes que indicassem os temas que gostariam de ver abordados/sentiam maior necessidade de formação. Por esse motivo, o programa foi adaptado para ir ao encontro das necessidades de todos os participantes. Foram abordados os seguintes temas: 1) Conceitos básicos em alimentação e nutrição; 2) Avaliação do estado nutricional; 3) Culinária saudável; 4) Alimentação e nutrição nos primeiros 1000 dias de vida; 5) Alimentação e nutrição pediátrica; 6) Alimentação e nutrição geriátrica; 7) Alimentação e nutrição na obesidade; 8) Alimentação e nutrição na diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial; e por fim, 9) Alimentação e nutrição na gastrenterologia. Incluiu ainda uma componente prática com aulas de culinária clínica saudável no laboratório técnico-alimentar do Centro de Nutrição Avançada da FMUL, bem como aulas de avaliação do estado nutricional com recurso a métodos de referência para avaliação da composição corporal e do consumo alimentar.
Ao longo de seis sábados foram partilhadas experiências e esclarecidas dúvidas que iam surgindo sobre os mais diversos temas na área da alimentação e nutrição na prática da MGF. Houve também espaço para o convívio entre todos os participantes durante os coffee break com uma oferta alimentar saudável.
No final, foi pedido a todos os participantes que dessem o seu feedback sobre a primeira edição desta pós-graduação. Apesar de haver alguns aspetos a melhorar, o balanço foi muito positivo com todos os médicos a assinalar que recomendariam esta pós-graduação a outros colegas no futuro pela pertinência dos temas abordados e por estes serem pensados especificamente para a prática da MGF e lecionados por especialistas na área.
Maria Ana Kadosh