O Nutri2Go é um congresso na área da Nutrição, que decorreu nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022, organizado por estudantes de Nutrição e Medicina. Nasceu no seio da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), tendo como intuito fomentar a aquisição de conhecimentos de excelência na vasta área da Nutrição e, ainda, a oportunidade de adquirir skills de partilha desta informação na comunidade.
Apesar de ser a sua terceira edição, o Nutri2Go já demonstrou ser um congresso de referência a nível nacional, acreditando veemente que também o será a nível internacional, uma vez que foi possível estabelecer parceiros noutros países como Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, entre outros.
O Nutri2Go é um congresso que se rege por vários pilares, sendo que um dos seus principais é a valorização e a importância da área das Ciências da Nutrição na comunidade, juntamente com todas as suas aliadas como a Medicina. É uma área em crescimento e fulcral para diversos setores como a clínica, indústria, restauração, desporto, entre outras.
Na sua terceira edição o Nutri2Go apresentou duas manhãs com palestras, keynote e bonus lectures, abordando tópicos fulcrais nos tempos atuais e, no período da tarde, workshops com uma enorme diversificação de temas.
Para iniciar, o módulo da Saúde da Mulher - “Understandig Hormones Energy and Reumatism (HER)” incluiu duas palestras. A primeira, com o tema “O impacto da Nutrição na (In)fertilidade da Mulher”, foi levada a cabo pela Doutora Rafaela Teixeira e pela Mestre Alexandra Cardoso, estando a moderação nas mãos da Mestre Noélia Arruda. A segunda, incidiu sobre o tema “Nutrição nas Doenças Reumáticas”, sendo a Mestre Alexandra Cardoso a palestrante.
Seguiu-se o módulo intitulado “Descomplica a Infância” moderado pela Professora Doutora Ana Isabel Lopes, e que incidiu sobre temas como a alergia alimentar, a perturbação da hiperatividade e défice de atenção, a ortorexia e a anorexia nervosa. Este módulo contou com oradores como o Doutor Jorge Amil Dias, Mestre Marta Ezequiel e a Doutora Mónica Pitta Grós.
Para finalizar o primeiro dia de palestras, existiram duas keynote lectures, que visam destacar temas imprescindíveis como a Saúde Pública em Comunidades Carenciadas e Mindful Eating.
O segundo e último dia de palestras foi iniciado com o módulo “Challenges of the 21st century” que primou pelo debate de temas bastante atuais como a doença oncológica, o eixo intestino-cérebro, o desenvolvimento de distúrbios de ansiedade e a segurança alimentar em contexto de conflitos e guerras. Os oradores foram o Professor Doutor João Breda, Professora Doutora Paula Ravasco e Professora Doutora Marie-Christine Simon. A moderação foi levada a cabo pela Mestre Sara Policarpo.
“Exercitar o corpo, Nutrir a Alma” foi o tema que guiou o segundo Módulo de Palestras e que incidiu sobre tópicos como o Jejum intermitente pelo Mestre Sérgio Veloso, a importância do Controlo glicémico no treino desportivo pelo Doutor Marco Pereira e teve a moderação da Professora Doutora Cláudia Minderico.
Por último abordou-se o tema inovação e marketing na indústria farmacêutica apresentado pela Doutora Filipa Horta. De forma a encerrar as manhãs de módulos da terceira edição do Nutri2Go, a Doutora Carolina Vaz Pereira conduziu um showcooking para todos os participantes.
Além das palestras, numa componente mais prática, o Nutri2Go organizou uma panóplia de workshops para os seus participantes. No dia 6 de Dezembro, tiveram lugar workshops como planeamento de refeições, snacks pré, durante e pós treino e pratos típicos portugueses com um twist de vegetarianismo. Estes workshops deram oportunidade aos participantes de cozinhar e pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos mesmos.
No segundo dia de workshops, os temas abordados foram desde as hortas e compostagem ao protocolo ERAS, passando por temas como a saúde oral, a relação com a comida, as redes sociais, as dietas restritivas e a alimentação para além da questão nutricional.
Por fim, e não menos importante, no último dia, existiram workshops que incidiram sobre temas como a fenilcetonúria, o stress e o distúrbio do sono, a dieta cetogénica na epilepsia refratária, os insetos, as análises clínicas, as enxaquecas e as ementas escolares.
O Nutri2Go obteve ajuda de diversos parceiros que contribuíram com diversos apoios, quer para o coffee break quer para o kit físico oferecido aos participantes e oradores. Não esquecendo também os parceiros logísticos, como a clínica Põe-te na Linha, que possibilitaram a realização dos workshops culinários.
Assim sendo, a mensagem final da Comissão Organizadora da III edição do Nutri2Go prende-se à necessidade da infinita colaboração entre os diversos ramos da área da saúde, onde as Ciências de Nutrição, enquanto área fulcral e comum para toda a comunidade, tem um papel fundamental, sendo imprescindível a exploração destas e das suas aliadas, como a Medicina.
Madalena Coito e Laura Silva