Sob o mote Let’s Talk about Science, comemorou-se no passado dia 11 de dezembro o Dia da Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), organizado pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).
O programa privilegiou o contacto direto entre estudantes da pré-graduação, jovens médicos em início de carreira, investigadores, docentes e médicos.
Para além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no âmbito do Programa “Educação pela Ciência” e Bolsas CHULN/FMUL (22.ª Edição), da atribuição do Prémio GAPIC David-Ferreira ao melhor Trabalho Final/Tese do Mestrado Integrado em Medicina (2018/2019) e da apresentação do projeto desenvolvido no âmbito da 13.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca/FMUL, destacamos este ano dois momentos:
- Research Paths, uma sessão onde 3 médicos em início de carreira em diferentes especialidades médicas (Arlindo Ferreira, Patricia Reis e Pedro Alves) partilharam a sua experiência profissional e académica;
- Lunch with Researchers, num ambiente descontraído, durante a hora do almoço, 3 investigadores sénior do IMM (Edgar Gomes, Luísa Figueiredo e Luísa Lopes) responderam a todas as questões que lhes forem colocadas sobre o seu trabalho e a forma como veem a Ciência e a investigação.
O dia terminou com a sessão dinamizada pela AEFML, dedicada à AMP Student e ao AIMS Meeting Research Competition, e com a entrega dos Prémios Dia da Investigação AEFML aos estudantes que apresentaram as três melhores apresentações orais.
Na edição de janeiro da newsletter revelaremos um pouco mais sobre este grande dia dedicado à ciência. Fique atento!

Mais informações sobre o Dia da Investigação em: https://www.medicina.ulisboa.pt/diainvestigacao
GAPIC, 30 anos a Apoiar a Ciência
