Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
95
Novembro 2019
(Visite a edição completa)
Eventos
AIMS Masterclasses, o evento de lançamento do 11th AIMS Meeting
Plateia repleta de pessoas a assistir
Francisco George e Fausto J. Pinto

 

 

No passado dia 30 de outubro decorreu, no Grande Auditório João Lobo Antunes, a 6ª edição das AIMS Masterclasses, evento que pretende apresentar o AIMS Meeting aos novos alunos da FMUL e que funciona como lançamento da próxima edição, a decorrer, como já vem sendo hábito, em Março do ano seguinte. Nas suas últimas cinco edições, as AIMS Masterclasses permitiram aos seus participantes ouvir o testemunho, na primeira pessoa, de alguns dos mais prestigiados médicos do nosso país, que abordaram os casos que mais marcaram as suas carreiras, os de sucesso e os de insucesso. Este ano, houve uma mudança de paradigma. O tema “Mudar o Mundo e a Medicina” permitiu, aos quase 400 alunos presentes, refletir sobre a importância de fazer a diferença num mundo em que ser estudante de Medicina é, cada vez menos, sinónimo de um trajeto previsível e linear. As Masterclasses pretenderam também dar um especial enfoque à escala, trazendo o exemplo de três oradores que, cada um na sua área de intervenção, contribuíram e continuam a contribuir para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde que prestamos.

O evento iniciou-se com os discursos de abertura do Professor Doutor Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, do José Rodrigues, Presidente da AEFML e do Guilherme Vilhais, Coordenador Geral do 11th AIMS Meeting.

Jovem rapaz a falar no palanque
Guilherme Vilhais

 

 

Seguiram-se três palestras interligadas pelo conceito “Mudar o Mundo e a Medicina”, mas focadas em três vertentes completamente distintas: o Laboratório, a Política e o Terreno. O Professor Doutor Hugo Miranda abordou a sua experiência enquanto investigador, focando-se na importância da investigação laboratorial no desenvolvimento de novas terapias. O trabalho que desenvolve no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) procura perceber o papel de disfunções da regulação metabólica, como a Diabetes tipo II, no desenvolvimento da Doença de Parkinson, e em identificar potenciais novos alvos terapêuticos. O Dr. Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde e atual Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, expôs a sua perspetiva sobre aqueles que são os principais desafios para a saúde dos Portugueses, olhando para as questões políticas na busca pela mudança. Por fim, a Dra. Ana Paula Cruz relatou, de forma verdadeiramente inspiradora a sua experiência de ação humanitária, demonstrando o especial afeto e empatia que tem pelas inúmeras missões em que participou e as dificuldades que encontrou no seu percurso para ajudar milhares de refugiados. Seguiu-se uma conversa entre os três oradores, com moderação da Eng.ª Sara Sá, jornalista experiente na área da saúde, que procurou responder às questões dos alunos presentes e reforçar a mensagem de que o futuro de um estudante de Medicina é um alargado espetro de possibilidades.

senhora de caracóis fala para plateia

Sara Sá

Senhor de fato fala para plateia

Hugo Miranda


No rescaldo do anúncio do que será, decerto, mais uma edição inesquecível do AIMS Meeting, os participantes puderam usufruir do famoso coffee-break, apenas possível pelo apoio de inúmeras marcas que aceitam associar-se ao projeto. No âmbito da nova política de sustentabilidade ecológica, o AIMS Green, e com o intuito de reduzir o desperdício, o coffee-break das Masterclasses contou, pela primeira vez, com a utilização de garrafas de vidro de tara retornável, copos reutilizáveis, materiais biodegradáveis e contentores de reciclagem. A implementação do AIMS Green passou também pela distribuição de mensagens que visavam desmitificar o uso de produtos sustentáveis e a sua correta utilização e pela organização de um passatempo de divulgação do conceito, cujos prémios contemplavam duas entradas gratuitas no AIMS Meeting e 20 Green Kits compostos por produtos naturais, vegan e animal free. O desperdício alimentar foi minimizado através do estabelecimento de uma parceria com a Refood Alvalade.Enquanto evento de lançamento do 11th AIMS Meeting, houve ainda espaço para o Departamento Científico do AIMS apresentar as linhas orientadores do programa da próxima edição, a decorrer entre 26 e 29 de Março de 2020. Foram divulgados os três módulos temáticos e os cinco primeiros oradores confirmados, entre os quais se destaca Sir Tim Hunt, Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia em 2001 e Scott Parazynski, médico e ex-astronauta da NASA.

 

Várias raparigas a comer

 

duas raparigas a sorrir

 

 

 

 

 Nesta edição das AIMS Masterclasses, 350 participantes tiveram ainda a possibilidade de participar num de 22 workshops disponíveis, selecionados a partir dos workshops melhor classificados da última edição do AIMS Meeting, o que só foi possível graças à cooperação de 78 profissionais de saúde que colaboraram como formadores.

 

 

Alunos no simulador

 

Professora dá explicação prática a alunos

 

Agora que a edição se encontra oficialmente lançada e sem outros eventos até lá, inicia-se uma longa caminhada que só terminará em Março de 2020. Há ainda muito a fazer, parcerias por fechar, convites por enviar e ideias inovadoras para implementar, mas a Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting não podia estar mais motivada para garantir que a próxima edição ficará na memória de todos os seus participantes.

Até Março!

A Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting

 

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais