No passado dia 30 de outubro decorreu, no Grande Auditório João Lobo Antunes, a 6ª edição das AIMS Masterclasses, evento que pretende apresentar o AIMS Meeting aos novos alunos da FMUL e que funciona como lançamento da próxima edição, a decorrer, como já vem sendo hábito, em Março do ano seguinte. Nas suas últimas cinco edições, as AIMS Masterclasses permitiram aos seus participantes ouvir o testemunho, na primeira pessoa, de alguns dos mais prestigiados médicos do nosso país, que abordaram os casos que mais marcaram as suas carreiras, os de sucesso e os de insucesso. Este ano, houve uma mudança de paradigma. O tema “Mudar o Mundo e a Medicina” permitiu, aos quase 400 alunos presentes, refletir sobre a importância de fazer a diferença num mundo em que ser estudante de Medicina é, cada vez menos, sinónimo de um trajeto previsível e linear. As Masterclasses pretenderam também dar um especial enfoque à escala, trazendo o exemplo de três oradores que, cada um na sua área de intervenção, contribuíram e continuam a contribuir para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde que prestamos.
O evento iniciou-se com os discursos de abertura do Professor Doutor Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, do José Rodrigues, Presidente da AEFML e do Guilherme Vilhais, Coordenador Geral do 11th AIMS Meeting.
Seguiram-se três palestras interligadas pelo conceito “Mudar o Mundo e a Medicina”, mas focadas em três vertentes completamente distintas: o Laboratório, a Política e o Terreno. O Professor Doutor Hugo Miranda abordou a sua experiência enquanto investigador, focando-se na importância da investigação laboratorial no desenvolvimento de novas terapias. O trabalho que desenvolve no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) procura perceber o papel de disfunções da regulação metabólica, como a Diabetes tipo II, no desenvolvimento da Doença de Parkinson, e em identificar potenciais novos alvos terapêuticos. O Dr. Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde e atual Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, expôs a sua perspetiva sobre aqueles que são os principais desafios para a saúde dos Portugueses, olhando para as questões políticas na busca pela mudança. Por fim, a Dra. Ana Paula Cruz relatou, de forma verdadeiramente inspiradora a sua experiência de ação humanitária, demonstrando o especial afeto e empatia que tem pelas inúmeras missões em que participou e as dificuldades que encontrou no seu percurso para ajudar milhares de refugiados. Seguiu-se uma conversa entre os três oradores, com moderação da Eng.ª Sara Sá, jornalista experiente na área da saúde, que procurou responder às questões dos alunos presentes e reforçar a mensagem de que o futuro de um estudante de Medicina é um alargado espetro de possibilidades.
Sara Sá
Hugo Miranda
No rescaldo do anúncio do que será, decerto, mais uma edição inesquecível do AIMS Meeting, os participantes puderam usufruir do famoso coffee-break, apenas possível pelo apoio de inúmeras marcas que aceitam associar-se ao projeto. No âmbito da nova política de sustentabilidade ecológica, o AIMS Green, e com o intuito de reduzir o desperdício, o coffee-break das Masterclasses contou, pela primeira vez, com a utilização de garrafas de vidro de tara retornável, copos reutilizáveis, materiais biodegradáveis e contentores de reciclagem. A implementação do AIMS Green passou também pela distribuição de mensagens que visavam desmitificar o uso de produtos sustentáveis e a sua correta utilização e pela organização de um passatempo de divulgação do conceito, cujos prémios contemplavam duas entradas gratuitas no AIMS Meeting e 20 Green Kits compostos por produtos naturais, vegan e animal free. O desperdício alimentar foi minimizado através do estabelecimento de uma parceria com a Refood Alvalade.Enquanto evento de lançamento do 11th AIMS Meeting, houve ainda espaço para o Departamento Científico do AIMS apresentar as linhas orientadores do programa da próxima edição, a decorrer entre 26 e 29 de Março de 2020. Foram divulgados os três módulos temáticos e os cinco primeiros oradores confirmados, entre os quais se destaca Sir Tim Hunt, Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia em 2001 e Scott Parazynski, médico e ex-astronauta da NASA.
Nesta edição das AIMS Masterclasses, 350 participantes tiveram ainda a possibilidade de participar num de 22 workshops disponíveis, selecionados a partir dos workshops melhor classificados da última edição do AIMS Meeting, o que só foi possível graças à cooperação de 78 profissionais de saúde que colaboraram como formadores.
Agora que a edição se encontra oficialmente lançada e sem outros eventos até lá, inicia-se uma longa caminhada que só terminará em Março de 2020. Há ainda muito a fazer, parcerias por fechar, convites por enviar e ideias inovadoras para implementar, mas a Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting não podia estar mais motivada para garantir que a próxima edição ficará na memória de todos os seus participantes.
Até Março!
A Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting