No dia 7 de novembro entre as 18h e as 20h foi realizado o evento “Glass of Opportunities” organizado pelos EIT Health Allumni da Universidade de Lisboa e pelo Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no Instituto Rocha Cabral, em Lisboa.
Esta primeira edição do evento teve como objetivo, num ambiente descontraído e informal, e no decorrer de uma prova de vinhos, dar a conhecer aos participantes os percursos académicos e profissionais de 4 oradores: dois ligados ao meio académicos, 1 do meio empresarial e 1 orador que faz a ponte entre os dois meios.
Na primeira parte, tivemos Tiago Pedro, adjunto do Presidente da Câmara de Alenquer, que falou sobre a região vinícola de Alenquer e descreveu os vários vinhos que estariam à prova durante o evento. A Câmara de Alenquer foi a entidade parceira convidada e que estabeleceu a colaboração com os produtores de vinho da região de Alenquer, que estiveram presentes no evento.
De seguida foi realizada a apresentação dos 4 oradores:
Tivemos da FMUL, como oradores a professora Vera Geraldes, docente de Fisiologia da FMUL, e Michele Gomes, investigadora do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, a falarem dos seus percursos profissionais e das várias linhas de investigação que têm desenvolvido.
A contar sobre o seu percurso entre a academia e as start-ups tivemos Hugo Ferreira, fundador da Neuropsyai e professor e investigador na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa e no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.
Por fim, tivemos da Glintt a Marta Cannas Silva e Sousa a falar-nos de todo o seu percurso que fez até chegar à Glintt.
No fim das palestras, houve um agradável momento de networking entre os participantes, oradores e organizadores do evento.
Queremos agradecer a todos os oradores a sua presença, a disponibilidade do Instituto Rocha Cabral que nos cedeu o espaço para a realização do evento e também à Câmara de Alenquer e aos produtos de vinhos de Alenquer, pela parceria e pelo interesse demonstrado no nosso evento.
Deixamos, para quem tenha interesse, as casas e vinhos que estiveram presentes na prova no dia do evento:
1ª Prova:
Produtor: José Bento dos Santos
Vinho: Quinta do Monte d´Oiro Rosé, 2018
https://www.quintadomontedoiro.com/aquinta.html
2ª prova:
Produtor: Quinta do Pinto
Vinho: Quinta do Pinto Arinto 2016
https://www.quintadopinto.pt/index.html
3ª prova:
Produtor: Félix Rocha
Vinho: Quinta de São Cristovão, Tinto, 2013
https://felixrocha.pt/
4º Prova:
Produtor: Félix Rocha
Vinho: Quinta de São Cristovão, Reserva Tinto, 2013
https://felixrocha.pt/
Sónia Teixeira
Equipa Editorial