Por onde começar? Perguntamo-nos agora nesta nota editorial que pretende dizer que escolhemos o tema dos começos para falar neste mês.
Janeiro, o mês que começa o ano, foi também aquele que nos provocou e fez procurar alguns temas e lançar perguntas concretas.
Qual o momento preciso em que definimos que começa a vida, foi o que perguntámos ao Professor Diogo Ayres de Campos, nomeado no passado dia 1 de janeiro, Diretor do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN). De uma nova era que agora se inicia na Obstetrícia, uma outra existiu para explicar como tudo começou, a História da Obstetrícia do HSM é o trabalho de pesquisa da Lurdes Barata.
Numa perspetiva irónica deste tema, fomos conversar com o Subdiretor da FMUL, o Professor Mamede de Carvalho, médico de excelência que acompanha a doença de Esclerose Lateral Amiotrófica. Como é que alguém começa uma nova fase da vida quando lhe acabaram de traçar um prazo?
Damos-lhe ainda conta de dois grandes começos. O protocolo de mobilidade de alunos entre as Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Se for aluno de Medicina da FMUL saiba que a partir de fevereiro já pode passar um ano letivo ou um semestre no Brasil. Outro grande passo foi dado pela China que veio desafiar o iMM para novas alianças científicas. Um relato do nosso investigador e Professor Bruno Silva Santos que levou com ele mais 5 Group-Leaders até Cantão para o 1º Simpósio entre cientistas.
Cá dentro também se deram passos importantes para mudar a saúde alimentar dos mais pequenos. Num trabalho que arrancou com a investigadora Telma Nogueira, a FMUL assume a liderança técnico-científica do projeto Sintra Cresce Saudável, um caminho que começou com a Câmara Municipal de Sintra e que pretende dotar as escolas com food skills.
Não são pequenos, mas nestas reuniões que celebram o espírito de equipa entre colaboradores da FMUL, há sempre algo mais espontâneo. Não temos a certeza se todos os ingredientes do almoço foram os mais saudáveis, mas sabemos seguramente que ele foi organizado a pensar em todos. Reveja os momentos do almoço de Ano Novo com o Diretor Fausto J. Pinto, um relato da Isabel Varela.
Por onde começar. Pergunta-se talvez. Perguntamo-nos várias vezes quando queremos mudar algo, ou acrescentar valor. Comece cá por dentro e saiba tudo sobre O Tools For Innovation in Health, os workshops do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade que o vão capacitar com novas ferramentas para diversas áreas ligadas à inovação. A Sónia Teixeira explica-lhe tudo.
Já pensou que pode começar uma boa relação com a Ciência e a sua investigação? Recorde o que foi a 7ª edição do Dia da Investigação, um evento organizado pelo GAPIC e pela AEFML.
Porque as equipas também são feitas de começos e de novos ciclos, a equipa da News@fmul também começa o ano renovada, com novos elementos e outros de sempre, com vontade de chegar cada vez mais perto de todos e de ser mais plural e livre, com o espírito de começo a cada mês que arranca, a cada mês que encerra.
Nós voltamos no próximo mês com uma viagem à memória pela antiga Aula Magna e vamos dar-lhe a conhecer o que mudou. Falamos-lhe ainda da campanha do Biobanco e da recolha de sangue que farão dia 7 de fevereiro, no Anfiteatro João Cid dos Santos. Não deixe de ajudar.
Estas e outras novidades para breve!
Resta-nos desejar a todos bom ano, cheio de desafios pela frente, de etapas, obstáculos e mudança. Porque só assim será para si um bom começo!
Joana Sousa
Editorial Team
news@medicina.ulisboa.pt
