Mais e Melhor
Para conhecer melhor o património artístico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
A Revista Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares publica, na edição nº 9, de 2018, o artigo “Breve reflexão sobre o património artístico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”, de Ana Mehnert Pascoal, que aqui divulgamos. São poucos os estudos sobre o património artístico da Universidade e, em particular, sobre a FMUL, em anos recentes, pelo que se saúda esta publicação, cuja leitura recomendamos vivamente.
A Newsletter contactou a autora, que nos disse, em jeito de contextualização, “Os primeiros estudos que realizei sobre património universitário correspondem à minha dissertação de mestrado, acerca do património artístico integrado nos edifícios do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária de Lisboa, realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011).”
Este é um trabalho que teve continuidade “no âmbito das Comemorações do Centenário da Universidade de Lisboa, em 2011”, quando Ana Mehnert Pascoal integrou como bolseira a equipa dedicada ao Levantamento do Património Histórico, Científico e Artístico da Universidade de Lisboa, coordenado pela Doutora Marta C. Lourenço. “Da equipa fez também parte Catarina Teixeira, licenciada em Conservação e Restauro e Mestre em Museologia (com uma dissertação sobre o projeto do levantamento). Este trabalho consistiu na identificação de todos os núcleos patrimoniais, tanto de carácter arquitetónico, como respeitante a coleções e objetos de arte, ciência e tecnologia, então existentes na Universidade. Foi publicado no livro coordenado por Marta C. Lourenço e Maria João Neto, intitulado Património da Universidade de Lisboa. Ciência e Arte (Edições Tinta-da-china, 2011).”
“Este trabalho”, diz-nos ainda Ana Mehnert Pascoal, “veio a ser continuado no contexto da Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, financiada pela FCT, de que beneficiei no Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa (MUHNAC), entre 2011 e 2017. O artigo publicado na revista MIDAS decorre do inventário e investigação realizados durante a vigência da bolsa, na continuação do trabalho iniciado durante o levantamento de 2011. Nesta altura, realizei também investigação sobre o edifício no qual se encontra a Faculdade de Medicina, o Hospital Escolar de Santa Maria, com participação em conferências e publicação de artigos (…)”
A autora recorda que, nesse período, “o MUHNAC estabeleceu também uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, recebendo em depósito um conjunto significativo das coleções de Medicina, para sua salvaguarda, estudo e exposição.
Entre 2015 e 2016, a propósito da fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa, foi realizado um novo levantamento do património, cuja equipa também integrei. A equipa, coordenada por Marta C. Lourenço, contou ainda com Inês Gomes (bolseira do projeto), e participação de David Felismino, Catarina Teixeira e Hugo Silva (que realizou um relatório de estágio de mestrado relativo a rotas de visitas ao património da Universidade).
Relativamente ao património da antiga Universidade de Lisboa, foram atualizados os dados de 2011. Deu também origem a um livro, coordenado por Marta C. Lourenço e editado pela Universidade de Lisboa em 2016, com o título Universidade de Lisboa. Museus, Colecções e Património. Uma reflexão sobre os dois levantamentos pode ser consultada no seguinte artigo, elaborado em co-autoria com Catarina Teixeira.”
size="20"
André Rodrigues
Equipa Editorial