Investigação e Formação Avançada
Dia da Investigação despertou interesse na comunidade FMUL
A 6ª edição do Dia da Investigação despertou mais uma vez o interesse da comunidade FMUL, registando-se uma forte adesão. Neste dia decorreram diversas iniciativas de divulgação da actividade científica desenvolvida por alunos da FMUL, tendo sido vários os trabalhos premiados. Aproveitando a ocasião, o GAPIC promoveu o seu recém projeto “Find the investigator you are looking for”, que tem como principal objectivo estreitar as relações entre a comunidade científica.
O Dia da Investigação, organizado pelo GAPIC e pela AEFML, decorreu no passado dia 13 de dezembro, despertando interesse junto da comunidade da FMUL e registando a maior adesão desde sempre, com mais de uma centena de participantes entre alunos, investigadores e docentes, os quais, no geral, se mostraram satisfeitos com o evento, nomeadamente com os conteúdos programáticos.
Na sessão de abertura do Dia da Investigação esteve presente, para além da coordenadora do GAPIC, Prof.ª Doutora Ana Espada de Sousa, a Subdirectora da FMUL, Prof.ª Doutora Ana Sebastião, o Presidente do Conselho Científico, Prof. Doutor Melo Cristino, em representação do iMM, o Prof. Doutor Bruno Silva Santos, em representação do HSM-CHLN, o Prof. Doutor João Eurico da Fonseca, e a Presidente da AEFML, aluna Teresa Valido, os quais elogiaram a iniciativa.
O evento teve início com a transmissão do vídeo realizado pelo GAPIC no âmbito da celebração do seu 28º aniversário, com destaque para o projeto “Find the Investigator for you looking for”, apresentado pela Prof.ª Doutora Susana Fernandes da equipa GAPIC. “Find the Investigator for you looking for” tem como objetivo facilitar e promover o contacto entre investigadores e estudantes de Medicina e, desta forma, criar uma rede extensível a todo o CAML, estreitando as relações entre a comunidade cientifica.
Ainda na sessão de abertura, o Prof. Doutor Ricardo Fernandes, também do GAPIC, apresentou as primeiras ideias para o projeto GAPIC Alummi/Prepit que será o próximo desafio deste gabinete.
Como já é habitual, o destaque deste dia são os trabalhos de investigação dos alunos, tendo sido apresentados em forma de poster os 28 projetos de investigação desenvolvidos durante o ano letivo 2016/2017 por 37 alunos da FMUL, no âmbito do 20.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHLN/FMUL. O júri, composto por docentes e investigadores da FMUL e do iMM, selecionou 8 destes trabalhos para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais foram premiados os seguintes:
1º Prémio – “O valor da Proteína YB-1 secretada em doentes com cancro de mama”, Ana Rita Bello e José Vicente Rocha (Luis Costa Lab, iMM);
2º Prémio – “Correção da Depranocitose através do CRISPR”, Beatriz Lopes Draiblate (Carmo Fonseca Lab, iMM);
3º Prémio - “Estimulação Cerebral Profunda na Distonia”, David Alexandre Prescott (Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica).
Neste dia, e pelo segundo ano consecutivo, foram também apresentados em forma de poster alguns dos trabalhos finais/teses do MIM do ano letivo 2016/2017, candidatos ao Prémio GAPIC David-Ferreira, que se destacaram pela sua qualidade científica, tendo sido apresentados em comunicação oral os trabalhos galardoados:
1º Prémio - “Quantitative analysis of the single-tumor-cell-lineage dynamics that underpin relapse of acute myelogenous leucemia”, Diogo Maia e Silva;
1ª Menção Honrosa – “Unravelling the role of the long noncoding RNA NORAD in breast cancer”, Catarina Alves do Vale;
2ª Menção Honrosa (ex aequo) - “Trypanosoma brucei distribution in the male reproductive system”, Sílvia Maria de Jesus Pimenta Teixeira da Silva;
“Nocebo effect in Parkinson’s disease: a systematic review and meta-analysis”, Miguel Leal Rato.
Um dos posters a destacar, também no âmbito do Prémio GAPIC David-Ferreira, foi de David Berhanu que traduz a investigação por ele iniciada no intercâmbio que fez nos Estados Unidos.
Um dos momentos mais aguardados foi a sessão Research Paths, “Choosing to be a Clinician Scientist to improve our understanding of food allergy” apresentada pela Profª Doutora Alexandra Santos, Senior Clinical lecturer & MRC Clinician Scientist no King’s College London. Outra sessão aguardada com expectativa foi a Research Tools “IBM Watson: Big Data, Cognitive Computing and Personalized Medicine” com a participação de um representante da IBM Portugal, Dr. Frederico Muñoz, Chief Arquitect.
A AEFML, com vista a dinamizar o Dia da Investigação e incentivar a participação dos alunos, organizou, à semelhança da edição anterior, um momento pedagógico e lúdico com a iniciativa “Quizz do Dia da Investigação”, com questões sobre as várias sessões, convidando os participantes a preencherem o respetivo cartão/passaporte com as devidas respostas. No fim do dia foi realizado um sorteio e os alunos com as respostas certas foram contemplados com prémios oferecidos pela AEFML.
Durante o dia, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o espaço de exposição, onde, para além de alguns posters alusivos às atividades do GAPIC, foram divulgadas as iniciativas desenvolvidas por algumas entidades: AIMS, Biobanco-iMM, Biblioteca da FMUL, Centro de Investigação Clínica do CAML, Departamento de Educação Médica da FMUL, Instituto de Formação Avançada da FMUL, Instituto de Medicina Molecular.
O Dia da Investigação teve o apoio/patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, do AIMS Meeting, da Corrida Saúde Solidária e da Acta Médica Portuguesa Student.
Mais informações sobre o Dia da Investigação em: www.medicina.ulisboa.pt/diainvestigacao
Testemunhos
“O pensamento científico é um componente essencial na formação dos médicos. O GAPIC orgulha-se de ininterruptamente desde há 21 anos, suportar o desenvolvimento de projetos de investigação anuais pelos alunos da FMUL, e desta forma dar um importante contributo para o desenvolvimento da investigação científica e para a sua integração na prática clínica.”
Ana Espada de Sousa, Coordenadora do GAPIC
"No passado mês de Dezembro, o GAPIC, em estreita colaboração com o Departamento de Formação e Ciência da AEFML, organizou a 6ª edição do Dia da Investigação. Este evento, que tem vindo a ser consolidado ao longo dos anos, reveste-se da maior relevância para um grande número de alunos da nossa faculdade que têm interesse nesta área, visto que aqui podem aprender com oradores que trabalham em investigação, bem como com os próprios colegas que se envolveram neste percurso. Podem ainda inteirar-se de como se pode ingressar no mundo da investigação na FMUL. Mais uma vez, a estreita colaboração entre o GAPIC e a AEFML revelou-se extremamente positiva e profícua na organização deste evento, aliando os meios, sabedoria e experiência do GAPIC à proximidade que a AEFML tem com os estudantes e ao conhecimento do que é interessante e importante para os mesmos. Espero que esta parceria, que prima pela partilha de ideias e opiniões, continue por muitos anos e que o Dia da Investigação continue a ser uma data a marcar no calendário dos estudantes da nossa faculdade!"
Lourenço Saldanha, Aluno do 4ºano de Medicina e Vogal da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, faz parte da organização do Dia da Investigação
“Este tipo de iniciativa existe em muito poucas faculdades. A ligação entre a prática clínica que é a Medicina e a investigação laboratorial é uma obrigatoriedade para os futuros médicos, por isso, cativá-los desde o início é uma mais-valia, sem dúvida.
A qualidade dos projetos não depende tanto dos alunos só, mas das orientações que recebem, das disponibilidades de horários dos laboratórios. “Eu vejo claras diferenças e heterogeneidade nos alunos. Há alunos que estão apenas a fazer uma técnica específica, na verdade eles acabam por não estar envolvidos na própria conceção do projeto e na sua origem, na forma como vão fazer e abordar a pergunta, na forma a que se propõem a responder e a ultrapassar os problemas. Há laboratórios que não apostam tanto na parte formativa e por isso estes alunos são pouco desafiados. Depois há a outra parte com projetos em que os alunos estão envolvidos na conceção, realização técnica na eventual aplicação clínica e aí nesses grupos os alunos são muito bem treinados”.
É sempre um dia muito bem conseguido, com uma excelente e persistente divulgação”
Sérgio Dias, Professor da FMUL e tutor GAPIC
"Ter uma ferramenta de apoio é essencial a qualquer coisa que queiramos que progrida e que se expanda! A nossa faculdade logo desde de início tem um relação muito próxima e privilegiada com a investigação. Se soubermos o que nos interessa, vamos ter certamente perto de nós alguém que explora essa mesma área. Mais ainda o GAPIC, além do incentivo, além das oportunidades ainda se integra perfeitamente no curso como ponte para a tese final de mestrado.
Esta experiência foi sem dúvida enriquecedora, e foi muito gratificante ver o nosso trabalho premiado. Neste dia da investigação pudemos ver muitos outros trabalhos com grande qualidade. Os estudantes de medicina têm muito interesse na investigação e na nossa opinião a participação nestes projetos é fundamental na formação de um futuro médico, sendo indispensável a existência de programas que fomentem este envolvimento. Desejamos sinceramente que a investigação continue a ter um lugar no nosso futuro e que a consigamos conjugá-la com a nossa prática clínica.
Queríamos terminar agradecendo ao GAPIC, ao laboratório do Professor Luís Costa, e à nossa orientadora, a Professora Sandra Casimiro, que tornaram esta experiência possível".
Ana Rita Bello e José Rocha, 1º Prémio de Educação Pela Ciência
"É graças ao GAPIC que muitos (futuros) médicos podem dar os primeiros passos no mundo da investigação. Para além das oportunidades de que dispomos durante o curso, também o Prémio GAPIC David-Ferreira vem estimular-nos a desenvolver os nossos próprios projetos. É extremamente gratificante saber que podemos contribuir para novos avanços científicos, ao mesmo tempo que satisfazemos a nossa curiosidade! Além disso, são cada vez mais evidentes os benefícios de um médico realizar investigação, não só para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, como também para os nossos doentes".
Catarina Vale, 1ª Menção Honrosa
size="20"
GAPIC - Gabinete de Apoio á Investigação Científica, Tecnológica e Inovação e em colaboração com a equipa da Newsletter
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
[su_slider source="media: 21843,21845,21846,21847,21848,21849,21850,21851,21852,21853" limit="44" target="blank" width="440" height="360" title="no" arrows="no" pages="no" autoplay="200" speed="8000"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="2100"][/su_slider]