Médicos e Sociedade: Para uma História da Medicina em Portugal no séc. XX
A obra Médicos e Sociedade : Para uma História da Medicina em Portugal no séc. XX, coordenada por António Barros Veloso, recentemente publicada pela editora By the Book e lançada no passado dia 9 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, vem suprir uma lacuna na bibliografia sobre história da medicina em Portugal.
Os diversos capítulos estão entregues a especialistas de mérito e o prefácio é de Henrique Leitão, do Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa. A edição está a cargo dos mencionados António Barros Veloso, Henrique Leitão e ainda Luís Damas Moura.
Entre dezenas de autores, em que se contam médicos, historiadores, sociólogos, entre outros, encontramos o Professor João Lobo Antunes, que assina um capítulo sobre Egas Moniz, e sobre a origem da Neurocirurgia em Portugal (terá sido de resto um dos seus últimos trabalhos antes de falecer, em 2016). Francisco George escreveu sobre a Pneumónica e João Moreira dos Santos sobre as perseguições aos médicos pelo Estado Novo.