Mais e Melhor
Novas Instalações dos Serviços Académicos e da Tesouraria
No passado dia 2 de Junho abriu, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), um novo espaço de atendimento ao público, onde se localizam os Serviços Académicos e de Tesouraria.
No Piso 01 do Edifício comum ao Hospital de Santa Maria, junto à Sala de Alunos, encontra um espaço com design jovem e atractivo, que pretende dar resposta às reais necessidades de todos aqueles que lá se deslocam, mediante um atendimento personalizado e de qualidade.
Neste espaço encontrará resposta para as seguintes necessidades:
Gestão do Percurso Académico
• Esclarecimento de dúvidas referentes ao percurso académico;
• Entrega de requerimentos (podendo este procedimento ser efectuado via e-mail para academica@fm.ul.pt);
• Pedido de Estatutos (ex. trabalhador-estudante, atleta de alta competição, dirigente associativo, maternidade, etc.);
• Validação do cartão de aluno;
• Pedido e recepção de certidões e declarações.
Acesso e Reconhecimento de Habilitações
• Esclarecimento de dúvidas relacionadas com o acesso ao Curso de Medicina, equivalência de grau e creditações;
• Pedidos de equivalência de habilitações;
• Candidaturas via regimes especiais;
• Pedidos de creditação;
• Pedidos e recepção de certidões de equivalência.
Núcleo de Cooperação Internacional
• Esclarecimento de dúvidas sobre programas de mobilidade nacionais e internacionais;
• Recepção de candidaturas a programas de mobilidade de discentes, docentes e funcionários da FMUL;
• Recepção de candidaturas a programas de mobilidade de discentes, docentes e funcionários que pretendem vir a frequentar a FMUL;
• Acolhimento do aluno estrangeiro que vem frequentar a FMUL.
No mesmo local existe ainda o Núcleo de Tesouraria e Prestação de Serviços. Este núcleo é composto por duas unidades com as seguintes competências:
a) Unidade de Liquidação:
• Efectuar os pagamentos;
• Transferir para os cofres do estado, ou de outras entidades, os valores das guias ou relações organizadas pelo Núcleo de Vencimentos;
• Envio dos comprovativos de pagamento dos descontos em vencimentos às entidades respectivas;
• Manter actualizada a escrita da tesouraria (Receitas e Despesas);
• Controlar mensalmente o cumprimento da unidade de tesouraria.
b) Unidade de Facturação e Cobrança:
• Dar entrada a todas as receitas;
• Facturação dos serviços prestados;
• Efectuar o lançamento da receita, liquidá-la, classificá-la e cobrá-la;
• Entregar em mapa próprio o registo do total da receita arrecadada mensalmente;
• Fornecer aos respectivos serviços a indicação das entradas de valores;
• Manter actualizada a escrita da tesouraria (Pagamentos e Recebimentos);
• Emitir os recibos de cobrança dos rendimentos próprios da Faculdade;
• Desenvolver mecanismos financeiros de arrecadação de receitas;
• A organização dos serviços prestados ao exterior.
Visite-nos!!!!
Dolores Machado - doloresmachado@fm.ul.pt
Cecília Branca - ceciliabranca@fm.ul.pt
No Piso 01 do Edifício comum ao Hospital de Santa Maria, junto à Sala de Alunos, encontra um espaço com design jovem e atractivo, que pretende dar resposta às reais necessidades de todos aqueles que lá se deslocam, mediante um atendimento personalizado e de qualidade.
Neste espaço encontrará resposta para as seguintes necessidades:
Gestão do Percurso Académico
• Esclarecimento de dúvidas referentes ao percurso académico;
• Entrega de requerimentos (podendo este procedimento ser efectuado via e-mail para academica@fm.ul.pt);
• Pedido de Estatutos (ex. trabalhador-estudante, atleta de alta competição, dirigente associativo, maternidade, etc.);
• Validação do cartão de aluno;
• Pedido e recepção de certidões e declarações.
Acesso e Reconhecimento de Habilitações
• Esclarecimento de dúvidas relacionadas com o acesso ao Curso de Medicina, equivalência de grau e creditações;
• Pedidos de equivalência de habilitações;
• Candidaturas via regimes especiais;
• Pedidos de creditação;
• Pedidos e recepção de certidões de equivalência.
Núcleo de Cooperação Internacional
• Esclarecimento de dúvidas sobre programas de mobilidade nacionais e internacionais;
• Recepção de candidaturas a programas de mobilidade de discentes, docentes e funcionários da FMUL;
• Recepção de candidaturas a programas de mobilidade de discentes, docentes e funcionários que pretendem vir a frequentar a FMUL;
• Acolhimento do aluno estrangeiro que vem frequentar a FMUL.
No mesmo local existe ainda o Núcleo de Tesouraria e Prestação de Serviços. Este núcleo é composto por duas unidades com as seguintes competências:
a) Unidade de Liquidação:
• Efectuar os pagamentos;
• Transferir para os cofres do estado, ou de outras entidades, os valores das guias ou relações organizadas pelo Núcleo de Vencimentos;
• Envio dos comprovativos de pagamento dos descontos em vencimentos às entidades respectivas;
• Manter actualizada a escrita da tesouraria (Receitas e Despesas);
• Controlar mensalmente o cumprimento da unidade de tesouraria.
b) Unidade de Facturação e Cobrança:
• Dar entrada a todas as receitas;
• Facturação dos serviços prestados;
• Efectuar o lançamento da receita, liquidá-la, classificá-la e cobrá-la;
• Entregar em mapa próprio o registo do total da receita arrecadada mensalmente;
• Fornecer aos respectivos serviços a indicação das entradas de valores;
• Manter actualizada a escrita da tesouraria (Pagamentos e Recebimentos);
• Emitir os recibos de cobrança dos rendimentos próprios da Faculdade;
• Desenvolver mecanismos financeiros de arrecadação de receitas;
• A organização dos serviços prestados ao exterior.
Visite-nos!!!!
Dolores Machado - doloresmachado@fm.ul.pt
Cecília Branca - ceciliabranca@fm.ul.pt