Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
62
Outubro 2016
(Visite a edição completa)
Eventos
II Sessão da Comissão de Integração de Alunos Licenciados
News_62-IISessaoCIAL_1

II Sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL), destinada a todos os alunos que ingressaram na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pelo “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2016/2017.

No passado dia 21 de Setembro de 2016, decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a segunda sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL), destinada aos 45 alunos que ingressaram na FMUL através do “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2016/2017. Esta sessão contou com a presença do aluno Rafael Inácio, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), e dos membros da CIAL. Face a esta iniciativa, foi possível verificar uma forte adesão por parte dos alunos licenciados que ingressaram na FMUL por esta via de acesso, o que reforça a pertinência desta ação.



A CIAL apresenta, como objetivo primordial, facilitar a integração dos alunos supracitados, tendo para este efeito criado plataformas de comunicação, que garantem o contato permanente com os alunos e, juntamente com a AEFML, promoveu a integração destes estudantes no programa tutorial Mentoring.

Este projeto foi desenvolvido por alunos que ingressaram na FMUL pelo mesmo sistema de acesso, tendo recebido o apoio do Professor Doutor Mamede de Carvalho, Subdiretor da FMUL.

Importa referir que atualmente não existe em nenhuma Faculdade de Medicina nacional um projeto similar ao da CIAL, pese embora praticamente todas as faculdades estejam a receber anualmente alunos Licenciados. Este facto faz com que a CIAL seja algo inovador e único no paradigma dos concursos especiais para Licenciados.

A CIAL é composta por cinco elementos, mais concretamente por quatro alunos da FMUL: Cláudio Maroco (6º ano), Sílvia de Lourenço (6º ano), Ana chaves (3º ano) e Carolina Ribau (3º ano), sendo o quinto elemento um funcionário da FMUL (Hugo Caldeira) que é responsável pelo apoio administrativo, que representa o elo de ligação entre os alunos e a Faculdade.

News_62-IISessaoCIAL_3

 

Comentário do Prof. Doutor Mamede de Carvalho sobre a criação da CIAL, em 2015:

Considero de grande relevância pelo seu enorme efeito prático a iniciativa de receber, informar e integrar os alunos licenciados no Mestrado Integrado de Medicina da UL. Este grupo é distinto da maioria na experiência de vida, na idade e, mesmo, porventura, em alguns objetivos. Do reconhecimento desta diversidade e da capacidade de potenciar as vantagens da mesma, reside o segredo para o sucesso, que esta iniciativa soube antever. Fundamental será manter este percurso com o necessário acerto nos detalhes.





Perspetiva da assistência composta pelos alunos que ingressaram pelo “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2016/2017.

Perspetiva da assistência composta pelos alunos que ingressaram pelo “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2016/2017.

Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL)

cialfml@gmail.com
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais