Notícias FMUL
Apresentação do Colégio de Química da ULisboa
No dia 27 de outubro a Universidade de Lisboa fez o lançamento oficial do Colégio de Química.
Na mesma ocasião foram entregues os Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades, aos investigadores que mais publicaram nos últimos anos, em alguns dos domínios da Engenharia, da Motricidade Humana e da Agronomia.
O novo Colégio de Química integra numerosos professores e investigadores de diferentes Escolas da Universidade de Lisboa, que no seu conjunto abarcam as disciplinas da área da química.
A Reitoria da Universidade de Lisboa comparticipará no financiamento deste colégio por um período de 3 anos, de forma acompanhada, findos os quais se espera que, à semelhança dos Colégios que o precederam, tenha adquirido autonomia financeira para o seu funcionamento. Esta comparticipação poderá ser complementada com outras fontes de financiamento resultantes de projetos em que o colégio venha a participar.
No decurso do processo de criação da Universidade de Lisboa, foi estabelecido o objetivo de criação de novos níveis de organização interna, que aditassem dinamismo e articulação entre saberes, sem que fosse posta em causa a estrutura tradicional. Uma das formas de consubstanciar esta nova dimensão tem sido a criação dos Colégios, a par de outras iniciativas de carácter mais restrito, mas de igual importância como são: a execução de projetos de investigação, projetos de cooperação com o exterior, novas ofertas formativas e coordenação de iniciativas em áreas disciplinares comuns a várias escolas.
Os Colégios revestem um carácter de unidade de investigação multi e trans-disciplinar da universidade, abrangendo também o ensino, sendo baseados na cooperação entre docentes e investigadores de escolas diferentes e centrados em iniciativas conjuntas que, pelo seu carácter transversal possam beneficiar da interação dos seus membros. Esta será mesmo a sua principal função: promover a interação entre docentes e investigadores de diferentes escolas da universidade que se associam em torno de uma iniciativa comum ou do desenvolvimento de novas áreas transversais do conhecimento. A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa está representada nos 3 Colégios da Universidade de Lisboa.
O Centro de Química é coordenado pelo Professor Armando José de Oliveira Pombeiro, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e conta com a participação da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Motricidade Humana, da Faculdade de Veterinária, da Faculdade de Farmácia e do Instituto Superior Técnico.
O Professor Nuno Santos, do Instituto de Bioquímica da Faculdade de Lisboa faz parte da Comissão Organizadora deste Colégio.