Auscultar a FMUL
“Investigando” o Dia da Investigação
O Dia da Investigação para Estudantes de Medicina continua a ser uma iniciativa com um impacto muito positivo junto dos nossos alunos.
Esta 3.ª edição do Dia da Investigação contou com a presença de 69 participantes, a grande maioria da FMUL (98,5%), nomeadamente alunos do 2.º ano (17,9%), 3.º ano (28,4%) e 4.º ano (20,9%) do Curso de Mestrado Integrado de Medicina.
(Gráficos – Caracterização dos participantes)
De forma a recolher a opinião de todos sobre o Dia da Investigação foi aplicado um inquérito por questionário, ao qual responderam 50,7% dos participantes, na esmagadora maioria alunos (97,1%).
A maioria teve conhecimento do Dia da Investigação através dos e-mails de divulgação (94,3%), sendo a principal motivação para participarem neste evento o interesse pela investigação científica (60,0%). No entanto, cerca de metade dos alunos nunca participou num projecto de investigação (37,1%) ou participa raramente (14,3%), enquanto que a outra metade participa pontualmente (22,9%), ou até mesmo frequentemente (25,9%).
No geral, os participantes mostraram-se satisfeitos com os conteúdos programáticos do Dia da Investigação, sendo de realçar as visitas às unidades de investigação (60,0% muito satisfeitos) e a sessão sobre oportunidades de investigação para alunos organizada pela AEFML (53,6% muito satisfeitos).
Quanto à organização e logística, os participantes sentiram-se igualmente satisfeitos, sendo de destacar os coffee-breaks (54,3% muito satisfeitos) e o secretariado (48,6% muito satisfeitos), bem como os meios audiovisuais e o conforto dos espaços (42,9% muito satisfeitos).
Como principal ponto forte foi apontado as visitas às unidades de investigação e a disponibilidade dos investigadores (39,2%).
(Gráficos – Avaliação)
O balanço deste Dia da Investigação é assim positivo, partilhando a esmagadora maioria dos participantes a opinião que o Dia de Investigação deverá continuar a ser promovido na FMUL (97,1%). Como referiu um aluno no questionário: “Iniciativa muito útil! Para continuar!”
GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt