No passado dia 5 de Abril realizou-se, no Grande Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Conferência “VIH-2: o Vírus esquecido”.
O encontro contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo e do Director-Geral da Saúde, Dr. Francisco George.
Da ciência básica à ciência clínica e da origem do vírus à proposta de recomendações terapêuticas, a conferência percorreu a história e a evolução do VIH-2 em Portugal e no mundo, reunindo especialistas nacionais e internacionais.
Devido às suas ligações históricas (nas quais se inclui a participação na descoberta do próprio vírus) e ao intercâmbio populacional com as regiões mais afectadas por esta infeção, nomeadamente com alguns países africanos de língua portuguesa, Portugal tem apresentado a maior proporção de casos de infecção por VIH-2, fora do continente africano, o que constituiu um elemento adicional para a realização e adesão a este evento.
Pela temática e pela qualidade dos intervenientes, esta conferência constituiu um ponto alto das iniciativas da Campanha “VIH/SIDA em Portugal – 30 anos: reflectir e agir”.
Fonte: Comunicado de imprensa IMM-FMUL/RCM Pharma