Auscultar a FMUL
Auscultando o Dia da Investigação

GAPIC
gapicmail@fm.ul.pt
Ao auscultar a opinião dos participantes do Dia da Investigação, através de um inquérito por questionário, constata-se que este foi mais uma vez um evento de sucesso, sendo quase unânime entre os participantes que este dia deverá continuar a ser promovido (95,8%).
Nesta 2.ª edição houve 218 inscrições, participando efetivamente no evento 69,3% dos inscritos. Dos 151 participantes, a grande maioria são da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) (94%), nomeadamente alunos do Mestrado Integrado de Medicina (93,4%), que frequentam sobretudo o 3.º ano (24,8%) e o 4.º ano (24,8%).
Gráficos – Caracterização dos participantes
Ao inquérito por questionário de avaliação do evento responderam 72 dos participantes (taxa de resposta de 48%), a maioria dos quais teve conhecimento do Dia da Investigação através dos e-mails de divulgação (83,3%), sendo igualmente o cartaz afixado um importante meio de divulgação (43,1%).
A principal motivação para participarem no evento foi sobretudo o interesse pela investigação científica (38,9%) e por serem autores de posters que foram apresentados (25%). Sendo de realçar que cerca de metade dos participantes nunca participou em projetos de investigação (58,3%) e, por sua vez, a outra metade participa pontualmente (26,4%) ou até mesmo frequentemente (15,3%) em projetos. O facto de esta iniciativa promover a investigação científica desenvolvida por alunos foi destacado, de entre várias opções de resposta, como o ponto mais forte (30,3%).
No geral, os participantes mostraram-se satisfeitos com os conteúdos programáticos, sendo de destacar a sessão sobre Oportunidades de Investigação para Alunos, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) (46,9% muito satisfeitos; 44,9% satisfeitos), as visitas às unidades de investigação (45,5% muito satisfeitos; 34,1% satisfeitos), e a Palestra (87,5% entre satisfeitos e muito satisfeitos).
De toda a iniciativa, o único aspeto desfavorável apontado foi algum incumprimento dos horários ao longo do dia (52,2%).
A organização e logística foi também motivo de satisfação, nomeadamente a divulgação (52,8% muito satisfeitos; 43,1% satisfeitos), o secretariado (41,7% muito satisfeitos; 54,2% satisfeitos) e o conforto das salas e de outros espaços (40,3% muito satisfeitos; 55,6% satisfeitos).
Gráficos - Avaliação
