Em 2013 foi leccionada, pela primeira vez em Portugal, a Disciplina de Medicina Transfusional, no curso de Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Esta iniciativa pioneira contou desde a primeira hora com o incondicional apoio do Conselho Científico, bem como da Direcção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que, desde logo, reconheceram a importância da aquisição pré-graduada de conhecimentos nesta área.
A Disciplina de Medicina Transfusional, tendo como Regentes o Prof. Dr. Álvaro Beleza e o Prof. Dr. Miguel Galvão, contou com a colaboração de diversos médicos especialistas do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, tanto na componente teórica como prática. Com início no passado dia 16 de Setembro, esta disciplina, inserida nas Actividades do Tronco Opcional, teve como objectivos específicos apresentar aos alunos algumas grandes áreas da medicina transfusional, designadamente a doação de sangue e obtenção de componentes sanguíneos, preparação e utilização clínica de hemocomponentes e hemoderivados, provas de compatibilidade transfusional e histocompatibilidade, aplicação das técnicas aferéticas, criobiologia e terapia celular em transplantação, bem como a abordagem da hipocoagulação e patologia das coagulopatias congénitas e adquiridas, proporcionando um interessante componente prático aos alunos.
A avaliação da actividade optativa da Disciplina – Medicina Transfusional, que foi desenvolvida pela Equipa Multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade da FMUL insere-se no âmbito do projecto de avaliação do ensino, que tem como objetivo caracterizar o nível de satisfação sobre os métodos e conteúdos pedagógicos adotados no plano curricular optativo do curso de Mestrado Integrado em Medicina.
Destacamos a avaliação da componente atividade clínica, com uma distribuição numa escala de 4 categorias (1 – Inadequado, 2 - Pouco Adequado, 3 - Adequado, 4 - Muito Adequado), da adequação atribuída aos indicadores considerados: A - Variedade Patologias Observadas, B – Execução Técnica/Procedimentos, C - Aquisição Competências, onde podem constatar-se os bons resultados percepcionados pelos alunos na primeira iniciativa deste género.
Fonte: Site do Hospital de Santa Maria