Apresentação do BEME Collaboration e do CEMBE
A Best Evidence Medical Education (BEME) Collaboration é um grupo internacional de individualidades, universidades e organizações profissionais que assumem o compromisso de desenvolver e publicar estudos sobre educação médica (e profissões de saúde), através da publicação de revisões sistemáticas da literatura educacional.
Este tipo de informação permite aos professores envolvidos no processo educacional tomar decisões mais sólidas e de melhor qualidade, satisfazer necessidades não respondidas e criar uma cultura de tomada de decisão em educação baseada na melhor evidência científica disponível (analogamente à Cochrane Collaboration na área assistencial).
O grande objectivo da BEME é a síntese e disponibilização da mais actualizada evidência proveniente de investigação de qualidade, permitindo aos professores das Escolas Médicas seleccionar o tipo de iniciativas que melhoram a aprendizagem, medida através de indicadores cognitivos e/ou clínicos.
O Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da FMUL foi recentemente convidado, através do seu Director, Prof. António Vaz Carneiro, e da Prof.ª Madalena Patrício (Consultora Científica) a assumir a responsabilidade da Direcção e Vice-Direcção, respectivamente, do BEME Review Editorial Board (BREC), que é o Comité responsável dentro da BEME Collaboration pela apreciação, avaliação crítica e publicação das revisões sistemáticas em educação médica, centralizando a nível internacional todo o processo científico conducente à publicação destas peças de evidência científica educacional.
Esta nova responsabilidade do CEMBE vem colocar a FMUL na primeira linha na área da investigação secundária em educação médica a nível mundial o que, conjuntamente com a presença do Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana, constitui uma estrutura de investigação única no nosso País.
Prof. Doutor António Vaz Carneiro
Director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência
avc@fm.ul.pt