Eventos
Retrato do Dia do Candidato na FMUL 2012
Quem são os jovens estudantes com a ambição de virem a ser futuros médicos que nos visitaram no Dia do Candidato? Que opinião tiveram deste dia?
No Dia do Candidato – Estudar Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a 23 de março, visitaram-nos 116 jovens, maioritariamente do género feminino, com uma média de idade de 18 anos, a frequentar, a maioria, o ensino público, em escolas sobretudo dos distritos de Lisboa e Setúbal. Não deixa de ser curioso que grande parte dos participantes têm um familiar na área da saúde, nomeadamente na área da Medicina. As principais razões para optarem pelo Curso de Mestrado Integrado em Medicina são o interesse pela área da medicina e por esta ser vital para a sociedade. A principal razão da escolha da FMUL prende-se pela qualidade do ensino que esta ministra, pelo plano de estudos que oferece e por ser uma instituição de prestígio.
A maioria dos participant
es tiveram conhecimento do evento através dos seus professores e decidiram participar sobretudo para conhecerem as instalações da FMUL e obterem informação para fundamentarem a sua escolha.
Neste dia, repleto de atividades, os participantes, para além de visitaram locais de ensino-aprendizagem e de investigação, onde tiveram a oportunidade de contactar com docentes e investigadores da FMUL e do Instituto de Medicina Molecular (IMM), assistiram a apresentações sobre o Mestrado Integrado em Medicina e a investigação na FMUL, as várias vertentes da Medicina (clínica, docência e investigação), bem como sobre a prática clínica desenvolvida em África. Alunos da FMUL partilharam ainda com os participantes as suas vivências na investigação e no âmbito do Programa Erasmus, e foi-lhes apresentada a Associação de Estudantes da FMUL.
A opinião dos participantes relativamente a este dia foi muito positiva, mostrando-se satisfeitos quer com os conteúdos programáticos, quer com a organização e logística. Para os participantes foi muito importante obterem informação sobre as condições de ingresso, conhecer as instalações da FMUL, a vida académica e interagir com docentes, investigadores e alunos. Como principal ponto forte salientaram a visita às instalações da faculdade (locais de aprendizagem e ensino) e do IMM. Como principal ponto fraco foi referido a constituição dos grupos nas visitas.
Mais informações sobre a caracterização dos participantes e a sua opinião sobre o Dia do Candidato na página oficial do evento ou no Portal FMUL.
Seguem-se os testemunhos de convidados e de elementos da comissão organizadora sobre o Dia do Candidato:
Prof. Doutor João Ferreira – Coordenador do GAPIC
Afonso Félix de Oliveira – Aluno do CMIM
Lara Ponte – Membro da comissão organizadora
Miguel Andrade – Membro da comissão organizadora
Comissão Organizadora
diacandidato@fm.ul.pt
