Espaço Ciência
Satisfação da utente da Unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria
Resumo
A satisfação do utente é um indicador da qualidade dos cuidados, e a sua avaliação permite melhorar os cuidados prestados. O presente trabalho pretende avaliar a satisfação e qualidade apercebida pelas utentes da Unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria. Para tal realizou-se um estudo transversal analítico, com amostra de todas as utentes internadas nessa unidade entre Maio e Junho de 2007 que aceitaram responder a um questionário (n = 110). Os resultados mostram que a idade média das utentes é de 30,1 anos e que globalmente a escolaridade da amostra é elevada. O grau de satisfação global é elevado, com a quase totalidade da amostra (99,1%) satisfeita ou muito satisfeita, contudo foram identificadas algumas áreas de relativa insatisfação; nomeadamente no que se refere a aspectos de hotelaria (alimentação, enfermaria, instalações sanitárias, etc.) e a aspectos relacionados com as visitas (horário e facilidade de acompanhamento por parte dos familiares). Relativamente aos profissionais, os mais criticados foram os auxiliares de acção médica, estando as utentes globalmente satisfeitas com o pessoal médico e de enfermagem. Conclui-se que apesar da satisfação global, parece útil uma actuação com vista ao melhoramento das áreas em que se denota insatisfação.
Palavras-chave
Satisfação do Utente; Neonatologia
Autores
ALICE VARANDA PEREIRA*, GONÇALO PINTO JORGE*, RODOLFO COUTINHO*, GRAÇA OLIVEIRA**, MARGARIDA ALBUQUERQUE**
*Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa
**Assistentes hospitalares graduadas da Clínica Universitária de Pediatria do Hospital de Santa Maria
Graça Oliveira
E-mail: oligraca@hotmail.com
Artigo Completo aqui
A satisfação do utente é um indicador da qualidade dos cuidados, e a sua avaliação permite melhorar os cuidados prestados. O presente trabalho pretende avaliar a satisfação e qualidade apercebida pelas utentes da Unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria. Para tal realizou-se um estudo transversal analítico, com amostra de todas as utentes internadas nessa unidade entre Maio e Junho de 2007 que aceitaram responder a um questionário (n = 110). Os resultados mostram que a idade média das utentes é de 30,1 anos e que globalmente a escolaridade da amostra é elevada. O grau de satisfação global é elevado, com a quase totalidade da amostra (99,1%) satisfeita ou muito satisfeita, contudo foram identificadas algumas áreas de relativa insatisfação; nomeadamente no que se refere a aspectos de hotelaria (alimentação, enfermaria, instalações sanitárias, etc.) e a aspectos relacionados com as visitas (horário e facilidade de acompanhamento por parte dos familiares). Relativamente aos profissionais, os mais criticados foram os auxiliares de acção médica, estando as utentes globalmente satisfeitas com o pessoal médico e de enfermagem. Conclui-se que apesar da satisfação global, parece útil uma actuação com vista ao melhoramento das áreas em que se denota insatisfação.
Palavras-chave
Satisfação do Utente; Neonatologia
Autores
ALICE VARANDA PEREIRA*, GONÇALO PINTO JORGE*, RODOLFO COUTINHO*, GRAÇA OLIVEIRA**, MARGARIDA ALBUQUERQUE**
*Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa
**Assistentes hospitalares graduadas da Clínica Universitária de Pediatria do Hospital de Santa Maria
Graça Oliveira
E-mail: oligraca@hotmail.com
Artigo Completo aqui
