O Projeto iNerd, que se faz conhecer pela sua ambição de se tornar o novo osmosis português, nasceu da tentativa de alargar os horizontes da pedagogia desta Faculdade. Uma iniciativa cuja ideia original se baseia na construção de materiais de estudo digitais, para auxiliar o estudo em casa. Por outras palavras, um projeto que se dedica à realização de vídeos educativos, de diversas áreas disciplinares.
Curioso? Espreita já os vídeos disponíveis na página de Youtube da FMUL.
Sabemos, no entanto, da diversidade de recursos já existentes. Mas as barreiras são sempre as mesmas…
A acessibilidade.
Quem nunca criou pelo menos dez e-mails para cada vez que a versão trial gratuita do osmosis terminava? Lá íamos nós a correr atrás de uma nova. Já para não falar da mais recente e triste notícia, o Online MedEd deixou de ser gratuito… Evidentemente, que se impõe, cada vez mais, a necessidade de um recurso disponível e sem custos para os estudantes da FMUL.
A língua.
As legendas em português são sempre uma opção. Praticar o inglês nunca fez mal a ninguém. No entanto, a falta de recursos online na língua portuguesa revelam ser uma ótima oportunidade para evoluirmos neste sentido.
A falta de congruência entre esses mesmos recursos e o currículo da nossa Faculdade.
E nada melhor que um projeto nascido na nossa Escola para colmatar esta falha. O projeto iNerd colabora com tutores das diversas áreas disciplinares e as suas regências para que os materiais produzidos sejam revistos e adaptados à nossa realidade.
Resta-nos agora rever o trabalho já desenvolvido pelo projeto e ouvir o feedback daqueles que puderam fazer parte dos mesmo:
Dr. Nataniel Rosa
Tutor de Fisiologia - vídeo da Fisiologia da Coagulação
Fui convidado pela coordenadora Margarida Durão a integrar o iNerd como tutor. Aceitei o desafio pela estimulante abordagem do projeto que adapta o conceito de peer teaching para o mundo digital, disponibilizando o conteúdo didático através da Biblioteca Digital da Faculdade de Medicina e das suas redes sociais. Como tutor, a minha função foi rever e aprovar os materiais audiovisuais criados pelos alunos e sugerir melhorias para a exposição dos conteúdos. Estive envolvido na sessão sobre a Fisiologia da Hemostase. Fiquei impressionado com a qualidade excecional do trabalho produzido pelas alunas, liderado pela aluna de 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina, Catarina Lopes. O guião estava bem escrito e cientificamente rigoroso, adicionalmente, a capacidade de síntese das estudantes num tema tão complexo como a Hemostase foi admirável. Os desenhos das próprias alunas permitiram criar animações artísticas e com elevado valor pedagógico e, para além disso, a narração profissional foi outra agradável surpresa. As alunas trabalharam arduamente para criar estes vídeos que agora estão disponíveis para toda a comunidade académica na Biblioteca Digital da FMUL e em suas redes sociais. Estou empenhado em continuar a trabalhar com estes alunos talentosos e criativos e apoiá-los na disseminação do conhecimento científico da área da Fisiologia através do projeto iNerd.
Catarina Lopes, Aluna 5º ano FMUL
Monitora de Fisiologia - vídeo da Fisiologia da Coagulação
Após ter acompanhado o projeto Solvin'it, decidi aderir ao iNerd por me parecer algo inovador e que permite aos alunos terem o apoio típico do Solvin'it, mas dando-lhes a capacidade de gerir o seu tempo de estudo. A ideia de contribuir para a construção de ferramentas de estudo úteis e de acesso rápido foi o que mais me fascinou e me motivou a aderir ao projeto. A experiência foi excelente: os monitores sentem-se apoiados pela equipa para tirarem dúvidas ou discutir ideias, e contam com o especial suporte do Grupo de Desenvolvimento de Materiais para tornar o projeto "escrito" num verdadeiro vídeo didático. Ao longo do tempo, o iNerd irá cobrir uma grande variedade de temas, o que terá repercussões positivas para os novos alunos. Aos interessados, recomendaria que se juntassem à experiência e ajudassem o projeto a ganhar asas!