No passado dia 20 de março, o Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) recebeu nas suas instalações a visita de um antigo colaborador e médico, o Dr. Artur Goulart, que desempenhou funções como preparador e desenhador anatómico. O Dr. Artur Goulart, nascido nos Açores em 1940 e a viver atualmente em Santarém, foi aluno do Curso de Medicina de 1958.
Em 1963, ainda enquanto aluno, foi contratado como preparador de anatomia por indicação do Diretor do Instituto de Anatomia, à época, o Professor Doutor Vítor Fontes (1893-1979). No entanto, o Professor Vítor Fontes ao reconhecer o talento de Goulart para o desenho científico e artístico das peças anatómicas que preparava sugere-lhe antes a sua contratação como desenhador anatómico.
Outra das facetas de Goulart, de sobeja importância para a memória e história da cidade de Lisboa na segunda metade do séc. XX, foi a de fotógrafo, sendo autor de 7626 imagens de perspetivas distintas da cidade, realizadas entre 1959 e 1966, propriedade atual do Arquivo Municipal de Lisboa. Trata-se de um testemunho fotográfico de extrema relevância e dos mais procurados, segundo responsáveis do Arquivo.
Nesta vertente fotográfica, não deixa de registar o ambiente académico e profissional onde se encontra, como o Museu de Anatomia do Instituto de Anatomia, atualmente, um dos únicos registos fotográficos da época que se conhecem deste espaço.

A sua visita à FMUL decorre no âmbito de dois projetos de doutoramento em curso sobre os acervos históricos do Instituto de Anatomia, com origens na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1836-1911). Por um lado, a Dra. Catarina Teixeira pela Universidade de Évora, com um projeto em História da Ciência e Museologia, em torno da historiografia do antigo Museu de Anatomia e do seu acervo, sob orientação da Professora Elisabete Pereira (Universidade de Évora, Instituto de História Contemporânea) e do Professor Pedro Oliveira (Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina – Instituto de Anatomia). Por outro, a Dra. Mariana Sousa pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, com um projeto de investigação em Ciências da Arte e do Património para o estudo, preservação e divulgação da coleção de Desenho Anatómico do Instituto de Anatomia da FMUL, sob a orientação da Professora Alice Nogueira Alves (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes) e da Professora Lia Lucas Neto (Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina – Instituto de Anatomia).
A visita pelos diferentes espaços do Instituto, juntamente com a Professora Lia Neto, Professor Pedro Oliveira e técnico superior de Anatomia Patológica Dr. Pedro Henriques, permitiu identificar pessoas, espaços e as suas funções no passado mais ou menos recente; mas também coleções de desenhos e técnicas; e dar a conhecer memórias que são da maior importância para a construção da história da FMUL e das suas práticas técnico-científicas. No decurso desta visita, foram identificados pela Dra. Mariana Sousa quase 30 desenhos da autoria do Dr. Artur Goulart, que segundo o mesmo eram realizados à época maioritariamente para utilização no ensino como material didático.
A visita incluiu ainda a área pública e os espaços reservados da Biblioteca da Faculdade, como o Núcleo de Livro Antigo, guiados pela Dra. Lurdes Barata, tendo este périplo terminado com uma breve receção pelo Diretor da FMUL, o Professor Doutor João Eurico da Fonseca.

Um especial agradecimento é dirigido ao Dr. Artur Goulart por ter aceitado o desafio para vir à FMUL, e ao Dr. Vítor Gens, Arquivista do Arquivo Municipal de Lisboa, que promoveu um primeiro encontro e a entrevista concedida à Dra. Catarina Teixeira, realizada nos espaços do Arquivo em novembro de 2022.
Texto: Catarina Teixeira com colaboração de Mariana Sousa, Professora Lia Neto e Professor Pedro Oliveira.
