A 11.ª edição do Dia da Investigação, organizada pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), realizou-se no passado dia 14 de dezembro
Todos os anos o Dia de Investigação pretende transmitir uma mensagem de comemoração da ciência. Este ano a mensagem foi centrada na igualdade e na abrangência, em que todos nós podemos ser parte e fazer ciência, por isso “Science for all” foi a assinatura escolhida.
Estiveram presentes mais de 70 participantes, e o questionário de satisfação revelou um agrado positivo com o evento, as temáticas e a organização do mesmo.
Aa sessão de abertura contou com discursos entusiastas e motivadores proferidos pelos representantes das 3 instituições que compõem o CAML: da FMUL, o Prof. Doutor João Eurico Cabral da Fonseca (Diretor), o Prof. Doutor Mário Ramirez (Vice - Presidente do Conselho Científico); do Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes (iMM-JLA), a Profª. Doutora Maria Carmo-Fonseca (Presidente); e do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HSM/CHULN), o Dr. Daniel Ferro (Presidente do Conselho de Administração) para além do coordenador do GAPIC, Prof. Doutor Edgar Gomes e do presidente da AEFML, aluno Duarte Graça. Foi realçado o papel da investigação como uma prioridade na formação e desenvolvimento dos jovens médicos, e fundamental para a diferenciação clínica.

Na entrega dos Prémios GAPIC David Ferreira 2022, esteve presente a Profª Doutora Leonor Parreira, ex-Coordenadora do GAPIC 1997-2002, que foi amplamente elogiada nos discursos dos moderadores Prof.º Doutor António Coutinho e Prof.º Doutor João Ferreira nos seus discursos pelo seu profissionalismo e personalidade. O trabalho da Mariana Taveira foi apresentado através de um vídeo pré gravado pois a aluna encontrava-se fora do país.
Os trabalhos premiados foram:
Prémio: Mariana Taveira | Virtual Reality-Induced Dissociative Symptoms: a Retrospective Study
1.ª Menção Honrosa: Bruno Boaventura | Bilateral fronto-orbital advancement vs a two-step surgery to treat unicoronal craniosynostosis
2.ª Menção Honrosa: Mariana Pereira | Clinical Effects of Off-Label Reduced Doses of Direct Oral Anticoagulants: a systematic review and meta-analysis
Neste dia foram também apresentados os trabalhos desenvolvidos no âmbito das Bolsas de Investigação Jovens Médicos, nomeadamente da 15º Bolsa de Investigação Fundação Astrazeneca/FMUL, a Doutora Maria Adão Serrano com o trabalho “Revealing lung repair after ARDS through the IL-22 path” e da 1ª Bolsa João Lobo Antunes para Apoio a Projetos de Investigação, o Doutor Ryan Gouveia e Melo com o trabalho “Characterization of fibrinogen-erythrocyte binding in arterial vascular disease and its relevance for the early detection of vascular thrombotic events: (ThromboVascFibEry)”.
O momento mais aguardado foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos 22 estudantes que participaram no 25º PEC e Bolsas CHULN/FMUL na sessão de posters. Os trabalhos foram avaliados por júri, sendo que os 8 melhores trabalhos foram selecionados para a Sessão de Comunicações Orais, de entre os quais as 3 melhores apresentações, receberam os Prémios Dia da Investigação AEFML:
- 1.º lugar: Beatriz Lima, “Development of a new test based on CRISPR-Cas9 technology to assess the function of BRCA1 and BRCA2 proteins”, Maria Carmo-Fonseca Lab, iMM-JLA;
- 2º Lugar: João Dias Gaio, “Strategies to overcome RANK-mediated resistance to TRAIL-induced apoptosis in luminal breast cancer”, Luís Costa Lab, Imm-JLA
- 3.º lugar: Rafael Whitfield, “Screening strategies for atrial fibrillation in the elderly population: a systematic review and network meta-analysis”, Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL)
O júri o realçou a grande qualidade de todos os trabalhos e que por isso sentiram grande dificuldade em premiar apenas 3 deles. O que reforça o empenho de todos os estudantes em apresentar uma investigação de excelência.

De destacar neste dia a palestra on-line do Doutor João Incio da Biovance Capital denominada Different Dimensions to Healthcare – Alternative Career Paths, que salientou as múltiplas valências da medicina e o papel que a inovação e o empreendedorismo podem ter na saúde. Esta sessão culminou com um debate sobre estas temáticas moderado pela Prof.ª Doutra Cláudia Faria, do GAPIC e pelo Diogo Antunes, estudante do 6º ano e aluno GAPIC do 25ª. PEC.

A AEFML Session contou com a participação da Sara Mohamed, GAPIC Alumni, que falou da sua experiência como estudante no mundo da investigação e também com a estudante Catarina Ribeiro, Coordenadora do Departamento Científico e GAPIC Alumni que apresentou o AIMS Meeting.
Para culminar este dia tivemos um Science Sunset, com um excelente catering e animação musical onde estudantes, investigadores e demais participantes conviveram depois de um dia de muito conhecimento e aprendizagem.
Deixamos ainda as opiniões sobre este dia, que reforçam a sua importância para toda a comunidade CAML. Muitos parabéns á Equipa Organizadora por mais um Dia “For all” cheio de Sucesso.

Para o ano cá estaremos com mais um dia de comemoração da Ciência, será a 12.ª edição do Dia da Investigação já agendada para o dia 13 de dezembro de 2023. Save the date!
Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
