Gabinete de Apoio á Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
Science is Alive foi o mote para o Dia da Investigação, celebrado no passado dia 15 de dezembro, contando com cerca 100 participantes em sala e mais de uma centena via Streaming.
A 10.ª edição do Dia da Investigação, organizada pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), contou com um programa recheado de vários momentos que são a prova que “Science is Alive”.
Na Sessão de Abertura intervieram representantes das três instituições que compõem o CAML: da FMUL, o Prof. Doutor Fausto Pinto (Diretor) e o Prof. Doutor José Melo Cristino (Presidente do Conselho Científico); do Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes (iMM-JLA), a Profª. Doutora Maria Carmo-Fonseca (Presidente); e do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HSM/CHULN), o Dr. Daniel Ferro (Presidente do Conselho de Administração) para além da coordenadora do GAPIC, Profª. Doutora Ana Espada de Sousa e do presidente da AEFML, aluno João Martins. No geral, todos os intervenientes na sessão de abertura sublinharam a importância de estimular a investigação científica numa fase precoce da trajetória académica dos estudantes da FMUL e destacaram o trabalho desenvolvido pelo GAPIC neste sentido. A importância que o Programa “Educação pela Ciência” tem na formação dos estudantes e a forma como cria uma rede de ligação e conhecimentos no seio da comunidade FMUL/CAML, torna as suas características fortes e coesas ao nível da formação, investigação e assistência médica.
Ainda durante a Sessão de Abertura, o Prof. Doutor João Ferreira (ex-Coordenador do GAPIC) anunciou os melhores Trabalhos Finais/Teses MIM 2020/2021, vencedores do Prémio GAPIC David-Ferreira; e os respetivos autores apresentaram os seus resultados:
- Prémio - Afonso Antunes de Almeida, “Impact of IL-17 on Alzheimer’s Disease Progression”;
- 1.ª Menção Honrosa - Nazariy Koval, “Direct oral anticoagulants versus vitamin K antagonists in patients with antiphospholipid syndrome: systematic review and meta-analysis”;
- 2.ª Menção Honrosa - Katarina Pecher, “Intraoperative quantitative microperfusion assessment using O2C can predict delayed graft function after kidney transplantation”.
Um momento a destacar neste Dia da Investigação foi a apresentação e discussão do projeto “Retinal vascular reactivity in type 1 diabetes patients without retinopathy using optical coherence tomography angiography” desenvolvido no âmbito da 14.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca/FMUL, pelo Dr. David Cordeiro Sousa, que atualmente se encontra a desenvolver atividade clínica e de investigação em Melbourne.
Como é habitual, este dia dedicado à ciência é marcado pela apresentação de projetos de investigação desenvolvidos por estudantes da FMUL. Na Sessão de Posters, dividida em 6 sessões que decorreram em simultâneo, 49 estudantes envolvidos no 24.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHULN/FMUL apresentaram e discutiram os resultados dos 38 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2020/2021. Os moderadores elegeram os 8 melhores trabalhos que foram apresentados na Sessão de Comunicações Orais, de entre os quais, foram premiadas as 3 melhores apresentações com os Prémios Dia da Investigação AEFML:
- 1.º lugar: Tomás Santos, “Exploring the potential of Delta One T cells in colorectal cancer”, Bruno Silva-Santos Lab, iMM-JLA;
- 2.º lugar: Beatriz Lima, “Development of a new test based on CRISPR-Cas9 technology to assess the function of BRCA1 and BRCA2 proteins”, Maria Carmo-Fonseca Lab, iMM-JLA;
- 3.º lugar: Pedro Lança e José Pais, “Application of 3D models for spine surgery training”, Instituto de Anatomia, FMUL.
A Professora Maria Mota, Diretora Executiva e Group Leader no iMM-JLA, foi a convidada para a sessão Talk, intitulada Medicina Experimental, onde, para além de partilhar a sua experiência profissional enquanto docente e investigadora no domínio da microbiologia, especificamente no estudo da Malária, salientou a importância do método científico na componente clínica. Seguiu-se um debate intenso e entusiástico, moderado pelos Professores Susana Fernandes e Ricardo Fernandes, da equipa coordenadora do GAPIC, e pelos alunos David Costa e Beatriz Lima, da AEFML.
O Dia da Investigação terminou com uma sessão dinamizada pela AEFML, onde foi realizado um esclarecimento aos estudantes sobre as ofertas da Associação, nomeadamente do Departamento Formação e Ciência, tendo sido realçada a parceria com o GAPIC no desenvolvimento de algumas atividades, entre as quais o Dia da Investigação. Nesta sessão foi, ainda, abordada a experiência GAPIC pelos alunos Pedro Lança e José Pais; e a comissão organizador do AIMS Meeting apresentou a Research Competition, convidando todos os alunos presentes a participarem.
A opinião sobre o do Dia da Investigação foi bastante favorável, tendo sido possível regressar ao formato presencial proporcionando o habitual convívio e contacto entre estudantes, investigadores e docentes.
E, como a Ciência está “Alive”, a 11.ª edição do Dia da Investigação está já agendada para o dia 15 de dezembro de 2022. Save the Date!
GAPIC, 30 anos a Apoiar a Ciência
GAPIC à distância de um clique: www.medicina.ulisboa.pt\gapic | gapicmail@medicina.ulisboa.pt | Facebook
