Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
119
Janeiro 2022
(Visite a edição completa)
Notícias FMUL
Science is Alive | Dia da Investigação 2021

Gabinete de Apoio á Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
gapicmail@medicina.ulisboa.pt

Cartaz com fundo ver e uma lâmpada

Mesa presidencial com várias pessoas sentadas

Homem com bata médica a discursar

espaço no edifício Egas Moniz com várias pessoas

Science is Alive foi o mote para o Dia da Investigação, celebrado no passado dia 15 de dezembro, contando com cerca 100 participantes em sala e mais de uma centena via Streaming.

A 10.ª edição do Dia da Investigação, organizada pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), contou com um programa recheado de vários momentos que são a prova que “Science is Alive”.

Na Sessão de Abertura intervieram representantes das três instituições que compõem o CAML: da FMUL, o Prof. Doutor Fausto Pinto (Diretor) e o Prof. Doutor José Melo Cristino (Presidente do Conselho Científico); do Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes (iMM-JLA), a Profª. Doutora Maria Carmo-Fonseca (Presidente); e do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HSM/CHULN), o Dr. Daniel Ferro (Presidente do Conselho de Administração) para além da coordenadora do GAPIC, Profª. Doutora Ana Espada de Sousa e do presidente da AEFML, aluno João Martins. No geral, todos os intervenientes na sessão de abertura sublinharam a importância de estimular a investigação científica numa fase precoce da trajetória académica dos estudantes da FMUL e destacaram o trabalho desenvolvido pelo GAPIC neste sentido. A importância que o Programa “Educação pela Ciência” tem na formação dos estudantes e a forma como cria uma rede de ligação e conhecimentos no seio da comunidade FMUL/CAML, torna as suas características fortes e coesas ao nível da formação, investigação e assistência médica.

Ainda durante a Sessão de Abertura, o Prof. Doutor João Ferreira (ex-Coordenador do GAPIC) anunciou os melhores Trabalhos Finais/Teses MIM 2020/2021, vencedores do Prémio GAPIC David-Ferreira; e os respetivos autores apresentaram os seus resultados:

  • Prémio - Afonso Antunes de Almeida, “Impact of IL-17 on Alzheimer’s Disease Progression”;
  • 1.ª Menção Honrosa - Nazariy Koval, “Direct oral anticoagulants versus vitamin K antagonists in patients with antiphospholipid syndrome: systematic review and meta-analysis”;
  • 2.ª Menção Honrosa - Katarina Pecher, “Intraoperative quantitative microperfusion assessment using O2C can predict delayed graft function after kidney transplantation”.

Um momento a destacar neste Dia da Investigação foi a apresentação e discussão do projeto “Retinal vascular reactivity in type 1 diabetes patients without retinopathy using optical coherence tomography angiography” desenvolvido no âmbito da 14.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca/FMUL, pelo Dr. David Cordeiro Sousa, que atualmente se encontra a desenvolver atividade clínica e de investigação em Melbourne.

Como é habitual, este dia dedicado à ciência é marcado pela apresentação de projetos de investigação desenvolvidos por estudantes da FMUL. Na Sessão de Posters, dividida em 6 sessões que decorreram em simultâneo, 49 estudantes envolvidos no 24.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHULN/FMUL apresentaram e discutiram os resultados dos 38 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2020/2021. Os moderadores elegeram os 8 melhores trabalhos que foram apresentados na Sessão de Comunicações Orais, de entre os quais, foram premiadas as 3 melhores apresentações com os Prémios Dia da Investigação AEFML:

  • 1.º lugar: Tomás Santos, “Exploring the potential of Delta One T cells in colorectal cancer”, Bruno Silva-Santos Lab, iMM-JLA;
  • 2.º lugar: Beatriz Lima, “Development of a new test based on CRISPR-Cas9 technology to assess the function of BRCA1 and BRCA2 proteins”, Maria Carmo-Fonseca Lab, iMM-JLA;
  • 3.º lugar: Pedro Lança e José Pais, “Application of 3D models for spine surgery training”, Instituto de Anatomia, FMUL.

A Professora Maria Mota, Diretora Executiva e Group Leader no iMM-JLA, foi a convidada para a sessão Talk, intitulada Medicina Experimental, onde, para além de partilhar a sua experiência profissional enquanto docente e investigadora no domínio da microbiologia, especificamente no estudo da Malária, salientou a importância do método científico na componente clínica. Seguiu-se um debate intenso e entusiástico, moderado pelos Professores Susana Fernandes e Ricardo Fernandes, da equipa coordenadora do GAPIC, e pelos alunos David Costa e Beatriz Lima, da AEFML.

O Dia da Investigação terminou com uma sessão dinamizada pela AEFML, onde foi realizado um esclarecimento aos estudantes sobre as ofertas da Associação, nomeadamente do Departamento Formação e Ciência, tendo sido realçada a parceria com o GAPIC no desenvolvimento de algumas atividades, entre as quais o Dia da Investigação. Nesta sessão foi, ainda, abordada a experiência GAPIC pelos alunos Pedro Lança e José Pais; e a comissão organizador do AIMS Meeting apresentou a Research Competition, convidando todos os alunos presentes a participarem.

A opinião sobre o do Dia da Investigação foi bastante favorável, tendo sido possível regressar ao formato presencial proporcionando o habitual convívio e contacto entre estudantes, investigadores e docentes.

E, como a Ciência está “Alive”, a 11.ª edição do Dia da Investigação está já agendada para o dia 15 de dezembro de 2022. Save the Date!

espaço no edifício Egas Moniz com várias pessoas

Auditório com várias pessoas assistir à sessão

Grupo de pessoas a tirar uma fotografia

GAPIC, 30 anos a Apoiar a Ciência

GAPIC à distância de um clique: www.medicina.ulisboa.pt\gapic | gapicmail@medicina.ulisboa.pt | Facebook

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais