Gabinete de Apoio á Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
gapicmail@medicina.ulisboa.pt
A Professora Doutora Maria Mota, Diretora Executiva e Group Leader do Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes (iMM-JLA), foi a convidada para a Talk sobre Medicina Experimental no Dia da Investigação, no passado dia 15 de dezembro, e a quem lançámos o desafio de fazer um balanço da sua participação nesta sessão.
A quantidade de informação à nossa disposição é cada vez maior e nem sempre igualmente relevante. Desta forma também os clínicos precisam de ferramentas efetivas para avaliar a qualidade e a relevância do conteúdo que vão a cada dia incorporando na sua base de dados de conhecimento médico, em constante expansão. Seja quando encontra um paciente com um conjunto desconhecido de sintomas e numerosas patologias, ou uma lacuna na compreensão mecanística de um processo biológico ou fisiológico complexo, o clínico deve ter a capacidade de integrar o conhecimento médico com a procura do mais recente conhecimento científico de forma a poder aplicá-lo adequadamente e torná-lo efetivo. Além disso, deve ainda ter a capacidade de avaliar quaisquer resultados obtidos com um paciente ou um trabalho experimental de forma a que quaisquer conclusões obtidas sejam robustas e possam melhorar o atendimento de pacientes futuros.
Medicina Experimental é o estudo da patogénese e tratamento de doenças. A medicina experimental moderna representa um corpo de conhecimento que cresce rapidamente, envolvendo a determinação de processos de doenças e o desenvolvimento de terapias apropriadas. A FMUL está numa posição única para fornecer aos seus estudantes, do 1º ao 3º ciclo de estudos, uma formação específica e de excelência em Medicina Experimental, dada a enorme mais valia da massa crítica amplamente reconhecida a nível nacional e internacional dos cientistas do nosso campus (Centro Académico de Medicina de Lisboa) nas mais diversas áreas do conhecimento.
GAPIC, 30 anos a Apoiar a Ciência
GAPIC à distância de um clique: www.medicina.ulisboa.pt\gapic | gapicmail@medicina.ulisboa.pt | Facebook
