O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Medicina de Lisboa vai lançar, em outubro, um programa inovador que pretende aproximar os estudantes universitários dos contextos de saúde reais, permitindo-lhes reconhecer os desafios e criar soluções que possam impactar o dia-a-dia de quem trabalha nesses serviços e dos pacientes que os procuram.
Nesta 1ª edição, este programa, baseado na metodologia de DesignThinking, centrada no real, vai permitir aos estudantes conhecer a realidade de três especialidades médicas: a Pediatria, a Urologia e a Oftalmologia, através da visualização de vídeos imersivos e dos diversos procedimentos, com entrevistas a médicos, a diretores de serviço e outros profissionais de saúde, filmados em contexto real.
Para além disso, neste programa, terão a oportunidade de desenvolver ideias em equipa, ganhando conhecimento e ferramentas na área de gestão e empreendedorismo através de um conjunto de workshops “Tools for Innovation”, tendo acesso a mentoria personalizada com especialistas clínicos e de gestão. Os projetos criados serão apresentados num pitch em um momento final, para um júri especializado.
Uma das características diferenciadoras deste projeto é a sua multidisciplinaridade: para além de estudantes da Faculdade de Medicina, pretendem envolver estudantes de outras Faculdades da Ulisboa e, também, de outras Faculdades de Medicina Lusófonas (portuguesas e de países de língua oficial portuguesa), pois as melhores ideias resultam de contextos e conhecimentos distintos, chegando a projetos de inovação com sucesso.
As inscrições abrem a 23 de agosto e podem inscrever-se individualmente, ou em equipa.
Vejam mais informações, AQUI.
Sónia Teixeira
Equipa Editorial
