Green Period – O projeto vencedor do Social Builders Academy
Na segunda edição do Social Builders Academy foram submetidos 4 projetos e depois da análise das candidaturas e do pitch realizado, o grande vencedor foi o projeto Green. (Green Period) criado pela Ana Pacheco estudante do 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina na FMUL e pela Madalena Barceló, estudante do 2º ano da licenciatura em Matemática aplicada à Economia e à Gestão do ISEG.
A Ana e a Madalena não perderam tempo para dar vida a este projeto: a ideia começou no Workshop de Design Thinking e de Pitch do Social Builders Academy e pareceu tão interessante, que foram encorajadas pelas formadoras, a Madalena e a Sónia, a continuarem a aprofundar este projeto e quem sabe, a submete-lo ao prémio.
O Green. visa educar a população sobre produtos menstruais reutilizáveis, promovendo a sua utilização, em detrimento dos descartáveis, que são poluentes e dispendiosos a longo prazo. A pobreza menstrual e o impacto ambiental dos produtos descartáveis constituem temáticas urgentes e, infelizmente, ainda pouco debatidas. Uma população informada, consciente, terá as ferramentas necessárias para cortar o problema pela raiz. A solução já existe - o primeiro coletor menstrual data ao século XIX, mas a sua divulgação não está a ser eficaz.
É crucial sensibilizar e ensinar toda a população acerca desta temática - e é aqui que este projeto entra. Ambicionam chegar a todas as escolas do país, com formadores capacitados - num estilo de peer teaching (já bem conhecido pela FMUL), e empoderar desde cedo as jovens, mostrando como é possível ter uma menstruação sustentável, económica e segura.
Aqui deixamos o seu testemunho sobre o Social Builders Academy e a importância para o projeto e o sonho que querem concretizar:
Ana: “O Social Builders Academy (SBA) permitiu-me dar corpo, estrutura a uma pequena ideia, que rapidamente cresceu e se transformou num sonho. Fez-me acreditar que é realmente possível alcançarmos objetivos ambiciosos, criarmos grandes projetos, com o poder da vontade e resiliência. Deu-me ferramentas indispensáveis e possibilitou a parceria com a Madalena.
Madalena: A meu ver, o Social Builders Academy ajudou-me, não só a perceber como estruturar um projeto de forma mais inteligente, mas também me deu motivação para ser mais ativa em termos sociais através dos vários projetos de empreendedorismo social que foram apresentados ao longo das sessões. Felizmente, também me deu a oportunidade de conhecer a Ana e de me juntar a ela neste projeto. Ambas acreditamos que o nosso projeto, o Green., tem um potencial enorme e estamos a trabalhar arduamente para o atingirmos.
Mas não nos ficamos por aqui! Há que mudar o mindset dos pais, chegar a todos, sem exceção! Pretendemos atravessar fronteiras, sejam elas de geração, género ou nação. Pretendemos fazer isto através de sessões de sensibilização online, abertas a qualquer pessoa que queira aprender sobre este tema, via formulário de inscrição.
Sonhamos alto… sonhamos com um mundo em que todas as pessoas menstruadas tenham acesso a produtos menstruais de qualidade, de custo reduzido e com o menor impacto ambiental possível - um mundo em que a Saúde e a Sustentabilidade andam de mãos dadas. É isto que queremos com o Green. .
A todos os membros do SBA, ao Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da FMUL, às Associações de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Economia e Gestão, às nossas atuais 8 parcerias vendedoras de Produtos Menstruais Reutilizáveis, amigos e família, um profundo agradecimento por todo o apoio, por tornarem este sonho possível.”
Para o júri do concurso SBA este foi o projeto apresentado melhor articulado, em que as fundadoras já tinham desenvolvido as várias etapas e as metas a que se queriam propor. Paralelamente, foi também positivo a postura proativa tendo já na altura do pitch parceria com várias marcas. E mais importante, a missão deste projeto, centrado na igualdade de oportunidades, sustentabilidade e sem dúvida, humanidade emocionou todos os membros de júri.
Neste momento já têm parcerias com mais de 13 marcas, já realizaram campanhas de recolha de material para criação de pensos reutilizáveis para ser enviada para uma escola na Guiné Bissau, organizaram meetings on-line, além de já contarem com vários estudantes voluntários a apoiar o projeto.
Sigam este projeto, e liguem-se a esta causa que, nas palavras das fundadoras pretende:
A Green Period for all Women - sustentável para a Terra e para as Famílias
Contactos e Redes Sociais:
Email: green.periodproject@gmail.com
Facebook: Green.period Project
Instagram: green.period
Sónia Teixeira
Equipa Editorial