O Relatório de Atividades da FMUL de 2020 foi aprovado por unanimidade, com voto unânime de louvor, pelo Conselho de Escola no passado dia 28 de abril.
Este relatório reflete uma realidade que foi totalmente condicionada pelos eventos únicos que ocorreram durante o ano de 2020, relacionados com a grave crise pandémica que ainda estamos a atravessar. Apesar disso, foi possível manter uma atividade nas várias áreas estratégicas da nossa Escola, que nos permite olhar com imenso orgulho para a nossa comunidade académica, por tudo o que foi realizado e acalentar uma enorme esperança para o futuro.
A ação estratégica da Faculdade passa por ministrar um ensino de qualidade, aliado a uma investigação de excelência e a uma prática da Medicina ao mais alto nível de desenvolvimento científico e tecnológico, assumindo-se como uma instituição moderna, inovadora e aberta ao exterior, com capacidade de comunicar e de estreitar relações a vários níveis da sociedade em que se insere.
Com o intuito de nos colocar num patamar competitivo a nível nacional e internacional, definimos vários objetivos para o ano de 2020, alinhados com as principais linhas orientadoras da Universidade de Lisboa, onde nos integramos.
A concretização dos objetivos traçados para 2020, bem como o desenvolvimento de todas as atividades e iniciativas e as metas alcançadas, só foram possíveis com o envolvimento e dedicação de docentes, investigadores, não docentes e estudantes, aos quais manifesto o meu profundo agradecimento. Com o entusiasmo e empenho de todos prosseguimos a nossa missão e alcançámos com sucesso os nossos objetivos, contribuindo para o desenvolvimento de uma Escola que honra o passado e constrói o futuro!
Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor da FMUL