O AIMS Meeting é um congresso organizado por um grupo de estudantes da FMUL e com forte apoio da Associação de Estudantes, que reúne os grandes nomes da Medicina e da Ciência e conta com diversas palestras, debates e workshops.
Estivemos à conversa com Inês Mendo e Guilherme Vilhais, os coordenadores gerais do AIMS. Na entrevista é feito um balanço do evento e a forma inovadora como se realizou o congresso, deste ano. Mas, há mais para ver e ouvir sobre este evento e os seus coordenadores, nesta conversa que partilhamos.
Guilherme Vilhais, aluno do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL e natural de Portalegre. Fez parte dos Discentes do Conselho Pedagógico nos mandatos 2017/18 e 2018/19, tendo integrado a Comissão de Acompanhamento do Tronco Optativo e trabalhado na criação do CP4Students, uma forma de aproximar os Discentes do CP aos estudantes que representam.
No final do seu 3º ano, integrou a Comissão Organizadora da 10ª Edição do AIMS Meeting, pertencendo ao Departamento Científico. No ano seguinte candidatou-se à Coordenação Geral da 11ª Edição do congresso, posição que assumiu até ao cancelamento do evento, a 5 de Março de 2020, no seguimento da entrada do SARS-CoV2 em Portugal. No sentido de concretizar o projeto que viu ser cancelado devido ao contexto epidemiológico, decidiu continuar para a edição seguinte e voltou a candidatar-se à Coordenação Geral do AIMS, desta vez conjuntamente com a Inês Mendo.
Além do AIMS Meeting, Guilherme Vilhais desenvolveu um projeto de investigação em Oncobiologia no Luís Costa Lab no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, ao abrigo do 22º Programa Educação pela Ciência do GAPIC. Este projeto viria a ser base do seu Trabalho Final de Mestrado.
Inês Mendo, aluna do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL e natural de Leiria. Fez parte dos Discentes do Conselho Pedagógico nos mandatos 2018/19 e 2019/20, tendo acompanhado de perto a construção do plano de reformulação das atividades letivas, em resposta à situação pandémica que se impôs em Março de 2020. Foi também enquanto Discente do Conselho Pedagógico que integrou o departamento de Logística e Fundraising da 6ª edição do Beyond MEd, o congresso de educação médica da FMUL.
No final do seu 2º ano, fez voluntariado em Moçambique no contexto do projeto “Medicina Mais Perto: Moçambique”. No ano seguinte integrou a Comissão Organizadora do projeto, tendo contribuído para a formação dos novos voluntários.
No final do ano letivo 2018/2019, candidatou-se à Comissão Organizadora da 11ª edição do AIMS Meeting, à qual veio a pertencer enquanto membro do Departamento de Logística e Fundraising. Em Maio de 2020 decidiu candidatar-se à Coordenação Geral do projeto, em conjunto com o Guilherme Vilhais.
Leonel Gomes
Equipa Editorial