Responderam prontamente à chamada e não hesitaram em aceitar o convite que, para além do desafio, se converteu num compromisso sério que resultou numa colaboração imprescindível para o trabalho do Gabinete de Comunicação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Quando todos nos vimos confrontados com a realidade de reestruturar a tradicional semana de Acolhimento aos novos estudantes, pensando numa forma de os acolher dentro da FMUL de forma apelativa, empática e irreverente, e em simultâneo, cumprindo as regras de segurança e higiene atualmente em vigor devido à pandemia, foram muitas as ideias que surgiram, aliadas à vontade, nossa e dos estudantes, que compreendem e valorizam a importância de ter alguém que nos mostre e guie por um novo caminho.
A pergunta que se impunha era: como é que podemos receber os novos estudantes e mostrar-lhes tudo o que temos e somos, sem estarmos em contacto direto, sem a presença física nos moldes habituais? Pois bem, seguiu-se um interessante momento de brainstorming, seguido de algumas reuniões via Zoom e muitas mensagens no grupo de WhatsApp criado para o efeito, em que o entusiasmo e a força de vontade se revelaram crescentes em colaborar connosco, com vista a uma comunicação diferente e que se viu obrigada a reinventar-se na era da pandemia de Covid-19.
Assim, a alternativa foi transpor uma realidade física para o mundo virtual e foi então que demos forma às ideias, e cor e som a um projeto de comunicação no meio digital.
Foi dessa forma que a tradicional visita (física), guiada aos espaços e recantos da Faculdades, se transformou numa visita virtual, em que os nossos estudantes assumiram o papel de atores, diretores, realizadores e editores de um vídeo promocional, destinado a acolher os colegas novos, aqueles que viriam pela primeira vez, iniciando uma nova fase das suas vidas numa nova casa que eles, os nossos estudantes mais experientes, já tão bem conhecem.
Finalizado o guião, escrito pelo Gabinete de Comunicação e revisto pela última vez pelos estudantes, porque afinal foi quem lhes deu corpo e voz, estávamos prontos para começar a gravar.
Chegou o dia D e a pontualidade fez-se notar naquelas duas intensas manhãs de trabalho (em que o sol e a temperatura amena foram aliados nas gravações de exterior) e que ficarão certamente na memória de todos, pela excecionalidade daqueles fragmentos de tempo que partilhámos.
Ao entrar na sala da AEFML, o ponto de encontro que havíamos previamente combinado, encontro o Luís Soeiro, estudante do 5º ano de Medicina, a ultimar detalhes com a introdução das últimas indicações de realização no guião, verificando a câmara, tripé e microfone enquanto o então Presidente da AEFML, José Rodrigues, assumia a responsabilidade logística de chegada da restante equipa, que não tardou em chegar. Os nossos Mentores vestiram literalmente a camisola e saímos finalmente para a rua, nervosos, mas entusiasmados para colocar “mãos à obra” e dar o nosso melhor.
E assim foi. Com um forte espírito de entreajuda, muito empenho e dedicação, os nossos estudantes foram excecionalmente responsáveis no desempenho dos seus papéis e graças à sua colaboração, o Gabinete de Comunicação conseguiu materializar mais uma ideia que consolida a imagem e comunicação de uma instituição de referência como é a FMUL, aliando-se à força que move uma máquina bem oleada, composta por muitas e complexas peças, mas que se move numa engrenagem exemplar.
Ao Amilton, à Joana e ao Alexandre, estudantes do 2º ano de Medicina, o meu enorme e sincero agradecimento pela disponibilidade e colaboração; aos nossos Mentores João e Madalena o meu muito obrigado pela entrega e proatividade; também ao Luís Soeiro, que gentilmente cedeu o material e assegurou todas as questões técnicas deste projeto; e ao José Rodrigues, diligente mediador, expresso total e imensa gratidão pela empenho, dedicação e lealdade. Do início ao fim, do guião à produção, da gravação à pós-produção, foram autenticamente incansáveis.
Desejo a todos as maiores felicidades e muito sucesso. O êxito é dos vencedores e vocês já o são. Portanto, sigam firmes e íntegros no caminho e reclamem o vosso prémio, porque nós estaremos cá para aplaudir e partilhar a alegria da vossa vitória.
Até lá, vemo-nos por aí. E continuamos juntos, a consolidar para o futuro este novo Mundo, num só lugar!
Sofia Tavares
Equipa Editorial