Setembro é o mês que coloca o Coração em destaque. No dia 29 de setembro celebra-se, mundialmente, o Coração e a Saúde cardiovascular, pelo que reforçamos a importância da prevenção e de cuidarmos da saúde do nosso coração.
Se atendermos ao facto de que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, sendo responsável por cerca de 20 milhões de mortes todos os anos, não só não é demais, como imprescindível partilhar mensagens de prevenção, divulgando hábitos de vida saudáveis para o Coração.
Foi isso que a Equipa de Reabilitação Cardiovascular do Programa do CHULN/FMUL/CRECUL, do Serviço de Cardiologia do Hospital e Universidade de Lisboa, fez para assinalar uma data tão especial.
Num apelo sincero e consciente para escutarmos o que nos diz o nosso Coração, a equipa do Centro de Reabilitação Cardiovascular transmitiu mensagens de prevenção, alertando para as doenças cardiovasculares, sobretudo num período em que o Mundo enfrenta uma crise sanitária sem precedentes, no qual muitos exames médicos não se realizaram, e em que os comportamentos de risco de muitos doentes crónicos se viram acentuados pela pandemia.
E foram muitas as iniciativas internacionais que procuraram captar atenções para uma realidade, cuja transformação depende, unicamente, de cada um de nós, através da adoção de um estilo de vida mais saudável e vigilância médica regular.
Assim, no âmbito da ação encetada pela Word Heart Federation, a equipa do nosso Centro de Reabilitação Cardiovascular lançou um vídeo, disponível em português e inglês, a pensar não só no maior número possível de doentes, mas também em todos profissionais de saúde e na população em geral.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a saúde cardiovascular e de modo a garantir a sua prevenção, foi desenvolvido um projeto pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) cujos conteúdos podem agora ser visualizados com realidade aumentada. Uma nova APP - EduCoração (gratuita) – que nasceu no Dia que celebra o Coração neste momento já disponível para smartphone ou tablet. Em breve também em Android.
Esta nova campanha de conteúdos foi pensada para informar adultos, jovens e crianças, servindo de complemento de estudo para os mais novos, ou guia de informação para o público em geral.
Sabemos que a Saúde não tem preço e é o nosso Bem mais precioso, por isso queremos que viva de forma saudável, que se mantenha ativo e consciente, porque um Coração Saudável é, forçosamente, um Coração mais feliz!
Siga as recomendações da Equipa de Reabilitação Cardiovascular do Programa do CHULN/FMUL/CRECUL e dê mais Amor e Saúde ao seu Coração!
Sofia Tavares
Equipa Editorial
