Investigação Biomédica

O Mestrado em Investigação Biomédica tem como objetivo formar e dotar futuros investigadores com um quadro conceptual sólido sobre os princípios subjacentes à aplicação do método científico em 4 grandes áreas da investigação biomédica: (i) biologia celular e cancro; (ii) neurociências; iii) biologia cardiovascular; (iv) infeção e imunidade. Os alunos desenvolverão competências críticas necessárias para prosseguir para um doutoramento.

3 razões para escolher este curso

1.

Para desenvolver competências críticas necessárias para prosseguir para um Doutoramento em Biomedicina

2.

Ensino personalizado (máximo de 10 estudantes no mestrado).

3.

Bolsa de estudo do Instituto de Medicina Molecular para todos os estudantes selecionados

Plano de Estudos

Este Mestrado conta com um programa diversificado que se foca na formação da aplicação do método científico

Objetivos

• Dar formação conceptual e prática nos princípios e fundamentos na aplicação do método científico na investigação biomédica;
  • Preparar investigadores independentes, críticos, criativos, curiosos, pioneiros e com forte formação na aplicação do método científico para prosseguir para Doutoramento em Biomedicina.

Competências a adquirir

• Fazer uma pergunta com relevância biomédica e desenvolver uma hipótese testável;
  • Formular predições com base na hipótese;
  • Testar predições utilizando metodologias de ponta em investigação biomédica;
  • Analisar resultados, inferir conclusões e apresentar resultados;
  • Usar os resultados para desenvolver novas hipóteses ou predições.

Saídas Profissionais

• Investigação biomédica na academia ou na indústria;
  • Doutoramento em Biomedicina.

Linhas de Investigação

• Biologia celular e cancro;
  • Neurociências;
  • Biologia cardiovascular;
  • Infeção e imunidade.

Destinatários

Destina-se a licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, nas áreas das ciências da vida.

Condições de Admissão

Os candidatos são seriados através de apreciação curricular e entrevista de acordo com os critérios e ponderação definidos pela Comissão Científica do mestrado, nomeadamente:

Apreciação curricular: 70%, que incluirá avaliação dos seguintes parâmetros:

• Classificação obtida em grau(s) anterior(es);
  • Motivação e racional da candidatura, expressa na carta de motivação;
  • Experiência profissional na área, incluindo trabalhos realizados.

Entrevista: 30%, que incidirá sobre os seguintes parâmetros:

• Competências demonstradas:
  • Adequação do discurso do candidato aos objetivos da pós-graduação à qual se candidata;
  • Enquadramento das necessidades e expetativas do candidato às potencialidades e limitações do programa de mestrado;
  • Capacidade de empatia e de relação interpessoal do candidato, no contexto do trabalho de investigação em equipa e multidisciplinar;
  • Abertura do candidato para explorar áreas afins em potenciais projetos integrados com outros grupos dedicados a temas diversos.

Ao candidatar-se ser-lhe-á aplicada uma taxa de 100 euros.

As propinas serão totalmente suportadas por bolsas de estudo iMM - João Lobo Antunes.

iMM_Logo_completo

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI.

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Acreditação