José Manuel Ferro continua no pódio das pesquisas científicas em Medicina
Share

Mas há mais docentes portugueses a dar que falar

É o cientista português mais procurado internacionalmente na área da Medicina e ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, o 1º lugar nas pesquisas da plataforma Research. Professor Catedrático Jubilado e antigo Diretor de Serviço de Neurologia, no Hospital de Santa Maria, José Manuel Ferro ocupa o 5905º lugar no ranking internacional que avalia publicações científicas em Medicina. Reforçando os números que o colocam no pódio, José Ferro é citado 46 mil 973 vezes e contabiliza 525 artigos publicados.

homem fala para plateia

 

O mesmo ranking aponta ainda para mais 3 docentes da FMUL que se encontram nos primeiros 5 lugares no que toca aos investigadores portugueses mais procurados na área das Neurociências, são eles Mamede de Carvalho, com 17.591 citações; Ana Sebastião, com 12.782 e Alexandre de Mendonça, com 11.090.

 

Sobre os nossos docentes

Depois de formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, José Manuel Ferro fez a sua especialidade em Psiquiatria. No ano em que terminava o internato médico, apresentava também a sua tese de doutoramento mostrando que o seu real caminho passaria pelas Doenças Vasculares Cerebrais.  Pioneiro na área, foi ele que, depois de constituir uma equipa de 8 elementos, inaugurou a Unidade de AVC’s, mostrando particular interesse em entender as consequências neuropsiquiátricas que advêm das Doenças Vasculares Cerebrais.

Figura de importante relevo internacional, foi chairman da Sociedade Europeia de Neurologia e presidiu ao júri dos Prémio da Santa Casa da Misericórdia para as Neurociências.

Mamede de Carvalho é um dos poucos Europeus distinguido com o prémio Forbes Norris, que destaca o médico que tenha demonstrado excecional cuidado e compaixão pelo estudo e investigação da Doença de Esclerose Lateral Amiotrófica. O Professor Catedrático e médico Neurologista é ainda conhecido por ser um dos mais consagrados revisores internacionais de artigos científicos, tendo sido agraciado com o Publons Peer Review Award.

Professora Catedrática de Farmacologia e Neurociências, Ana Sebastião é líder de investigação na área das ciências do cérebro, dando especial foco às disfunções do sistema nervoso e à observação dos mecanismos de controlo neuronal e sináptico. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, assim como de Farmacologia.

mulher sorri
Ana Sebastião
homem sorri
Mamede Carvalho

Formado em Medicina pela FMUL e com especialidade em Neurologia, Alexandre Mendonça é investigador principal na área das demências e Doenças de Alzheimer. Com um doutoramento e agregação em Neurologia, é ainda Professor Catedrático convidado.