Investigador Miguel Castanho em entrevista na SIC
Share

 

 

Durante cerca de 7 minutos, na Rubrica “Futuro Hoje”, do Jornal da SIC, o jornalista Lourenço Medeiros entrevistou o Prof. Miguel Castanho e a sua equipa no iMM, sobre os avanços da ciência na identificação de moléculas para criar fármacos eficazes na luta contra novos vírus.

Uma corrida contra o tempo é feita por vários investigadores de diferentes laboratórios e até de diferentes países. Concentrados em etapas diferentes, todos trabalham para o mesmo objetivo: reduzir os prazos e tornar mais eficientes estudos para identificar moléculas que são à partida mais suscetíveis de virem a produzir fármacos eficientes para combater novos vírus.

O Dia 0, aquele em que circula um vírus totalmente desconhecido, tem de ser enfrentado com um antiviral de largo espetro, mas a partir daí há um sprint para encontrar o fármaco com eficácia acrescida e é isto que, cada um no seu laboratório, no seu grupo de trabalho, tem vindo a fazer.

O biotério, onde são feitas experiências nos embriões de peixes zebra ou o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, onde através de IA se avaliam quais as moléculas com maior possibilidade de produzir resultados satisfatórios e que avançam para experiência laboratorial, são todos etapas num caminho que procura encontrar respostas para as novas pandemias que podem aparecer, já amanhã.