Introdução à Investigação Clínica: curso prático

O Curso de Especialização de Introdução à Investigação Clínica oferece uma abordagem prática à investigação científica. Este é um dos objetivos mais importantes para o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Das suas três valências – assistência, ensino e investigação – é nesta última atividade que uma instituição como o CAML se deve afirmar como centro de excelência, quer nacional, quer internacionalmente.

A investigação clínica adquire neste contexto uma importância redobrada, já que permite transformar e melhorar o conhecimento, operacionalizá-lo, melhorando deste modo a qualidade dos cuidados.

3 razões para escolher este curso

1.

Para aprender a garantir o cumprimento do rigor ético e metodológico definido pela norma de Boas Práticas Clínicas bem como pela legislação nacional e europeia relativa aos ensaios clínicos

2.

Para uma abordagem prática à investigação científica e clínica

3.

Permite ter acesso a uma vasta cadeia de infraestruturas que o Centro Académico de Medicina de Lisboa agrega

Plano de Estudos

A FMUL tem um amplo conhecimento e uma extensa e relevante experiência em Investigação Clínica.

Objetivos

• Compreender as técnicas de escrita e apresentação de resultados de estudos clínicos;
  • Aplicar um conjunto de testes estatísticos a resultados de estudos e saber interpretar os resultados;
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente:
    • estudos diagnósticos
    • estudos de causalidade
    • ensaios clínicos
    • estudos prognósticos
    • revisões sistemáticas da literatura
  • Descrever os imperativos éticos ligados à investigação clínica.

Competências a adquirir

No final do curso os estudantes possuirão um conjunto de competências que lhes permitirá poder escrever um projeto de investigação clínica para efeitos de obtenção de grau ou de atividade de investigação clínica.

Saídas Profissionais

Os estudantes deste curso poderão juntar-se a equipas de investigação clínica e desenvolver as suas competências nesta área.

Poderão inclusivamente poder ter uma carreira na Indústria Farmacêutica.

A inclusão em Comités de Farmácia e Terapêutica é outra possibilidade.

Destinatários

Estudantes de doutoramento do CAML, internos e médicos do CHLN, profissionais de saúde externos ao CAML para além de medicina, graduados em biologia, farmácia, bioquímica e áreas relacionadas

Comissão Coordenadora