iNerd esteve presente no Dia da Cultura no MNHNC

O iNerd , projeto de recursos pedagógicos do Gabinete de Apoio ao Estudante, esteve presente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no dia 25 de novembro de 2023, para comemorar o Dia da Cultura.

Ao entrarmos no museu, tocava a música "Pedra Filosofal, baseada no poema homónimo de Rómulo de Carvalho, para muitos mais conhecido como António Gedeão. Além de poeta e professor de Física e Química, foi um grande divulgador científico, e, por isso, o Dia da Cultura Científica é celebrado em sua honra, no seu aniversário, dia 24 de novembro.

O Professor Doutor Óscar Dias havia sido convidado para expor o impacto dos estudantes e do seu envolvimento na promoção da saúde global, após a exposição do nosso vídeo de Saúde Auditiva no mesmo museu.

Durante esta exposição, o Professor relatou-nos a evolução da cadeira de Otorrinolaringologia (ORL) e o impacto que os estudantes têm na mesma desde 2013, ano em que se tornou regente da cadeira.

No seu primeiro ano como regente assinou um contrato com os estudantes no qual se comprometeu a promover e a zelar pela aprendizagem dos mesmos. Uma amostra dos seus esforços neste sentido foi, na ausência de um manual recomendado para a cadeira de ORL, unir esforços com os estudantes para fazer um e-book, que agora já se apresenta numa versão impressa. Segundo o Professor, este é o único manual publicado cuja autoria é do Professor e dos estudantes.

Em 2015 foram realizadas sessões de literacia em saúde com jovens sobre temas de ORL em escolas e no Pavilhão do Conhecimento. Mais recentemente, em parceria com o AIMS, criaram workshops de saúde global sobre ORL. Além disso, o Professor realizou com os estudantes um livro dirigido ao público infantil, também com o propósito de educar a juventude e, por fim, ainda este ano, no dia 3 de Outubro, ocorreu a divulgação do vídeo do projeto iNerd de sensibilização da população para os cuidados a ter com a saúde auditiva (ver aqui).

É uma grande honra e orgulho podermos participar nestes projetos de sensibilização e literacia em saúde, e, por isso, gostávamos muito de agradecer ao Professor Óscar e aos encarregados do Museu Nacional de História Natural e da Ciência esta oportunidade de expor o vídeo no Museu.

pessoas a sorrir

Joana Manaças, Estudante Bolseira do Projeto iNerd 2023/24