O objetivo deste workshop sobre Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em Saúde Pública e Saúde Ambiental é demonstrar a relevância da pergunta “Onde?” e, por conseguinte, entender a utilidade das ferramentas espaciais utilizadas nos SIG em diferentes áreas da pública e da saúde ambiental. O workshop parte de teorias e conceitos fundamentais à epidemiologia espacial que permitem colocar a tecnologia dos SIG ao serviço da melhoria dos cuidados de saúde e da compreensão da dispersão espacial de condições de saúde ou de doença. Esta abordagem por SIG possibilita: uma visão holística das patologias; aumento do domínio e perceção da distribuição espacial das condições de saúde; obtenção de outputs através do cruzamento de dados espaciais e de saúde.
A pandemia de CoVID-19 promoveu a visibilidade e importância de questões como a cartografia/mapeamento de patologias e sua evolução, e da importância quanto à compreensão sobre onde ocorre maior pressão nos sistemas de saúde. Assim, este curso surge como resposta à crescente necessidade de os profissionais de saúde (entre outros) incorporarem inteligência espacial, potenciada através de ferramentas por algoritmos, nas suas decisões do dia-a-dia.
Os objetivos principais são: promover a compreensão da importância dos SIG na saúde pública, na saúde ambiental e na epidemiologia espacial; promover a familiarização dos formandos com o software ArcGIS; capacitar os formandos para elaborar mapas que descrevem dados de saúde (cartografia/mapeamento); capacitar os formandos para realizarem análises espaciais e interpretarem dados de saúde em termos espaciais; capacitar os formandos para visualizarem dados de saúde de forma dinâmica.
No final do workshop, os formandos estarão capacitados para a tomada de decisão baseada em evidência epidemiológica espacial.
Destina-se a licenciados, mestres ou doutorados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica, Geografia, bem como a investigadores ou outros profissionais do sector da saúde pública ou da saúde ambiental com interesse na análise espacial.
Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da Inscrição: 400,00€.
O pagamento pode ser feito na totalidade no ato da inscrição ou 200€ no ato da inscrição + 200€ até ao dia 31 de outubro.
Nota: Deverá anexar ao Formulário abaixo o Certificado de Habilitações, CV resumido e Comprovativo de Pagamento.
Datas e Carga Letiva
17 de outubro das 17h30 às 19h30;
19 de outubro das 17h30 às 20h30;
24, 26 e 31 de outubro das 17h30 às 19h30;
02 e 07 de novembro 17h30 às 20h00;
09 e 14 de novembro das 17h30 às 20h30.
O Curso é desenvolvido nos portáteis pessoais dos alunos
Metodologia de Ensino
A formação será constituída por aulas teórico-práticas, sendo a exposição teórica concisa e sempre suportada por demonstração e exercícios de análise com o software ArcGIS e bases de dados reais, nas áreas da saúde pública e da saúde ambiental. Análise e discussão crítica dos diversos outputs em conjunto.
Certificação
Os participantes que pretenderem fazer avaliação, terão de ter frequentado 90% das horas presenciais de formação e apresentar um trabalho, sob a forma de relatório ou artigo científico, sobre um tema do interesse do participante e que esteja relacionado com a temática geral do curso. O trabalho não deve exceder as 1500 palavras.
Aos participantes que optarem por não realizar a avaliação será emitido um certificado de frequência, desde que tenham frequentado 80% das horas presenciais de formação.
Diretora do Workshop
Prof.ª Doutora Ana Abreu (ISAMB/FMUL)
Docente Responsável
Doutora Liliana Morais (ISAMB/FMUL)
Organização
Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Nota - O workshop tem o apoio institucional da ESRI Portugal, através da cedência de licenças de utilização do Software ArcGIS aos docentes e formandos inscritos no Workshop. As licenças terão a validade de 1 ano, livres de quaisquer custos para os formandos.