desenho de cabeça com peças de puzzle em redor
I Curso de Pós-Graduação em Psicopatologia Clínica
Objetivos

O curso tem como objetivo familiarizar o/as formando/as com a Perturbação Mental e com sua apresentação através dos fenómenos psicopatológicos. Também tem como objetivo, contribuir para a aquisição de competências de colheita da história clínica e do exame psicopatológico, bem como de comunicação com doentes psiquiátricos. Abordar-se-á também as especificidades da investigação em psicopatologia, e alguns aspetos conceptuais e históricos essenciais para a compreensão desta área disciplinar.

No final do curso o/as estudantes devem:

• Compreender o conceito de “Perturbação Mental”, como foi evoluindo este conceito até aos nossos dias.
  • Conhecer as principais classificações das Perturbações Mentais.
  • Compreender a evolução dos principais conceitos utilizados em psicopatologia e como foram evoluindo até aos nossos dias.
  • Saber classificar os diferentes fenómenos psicopatológicos, considerados expressão da presença de “Perturbação Mental”.
  • Saber identificar os critérios diagnósticos e os sintomas psicopatológicos nas principais perturbações mentais.
  • Saber colher uma história clínica nesta área com todas as suas componentes.
  • Saber identificar no discurso do paciente os diferentes fenómenos psicopatológicos e organizá-los no “exame psicopatológico”.
  • Saber, com base na história e no exame psicopatológico chegar a uma hipótese diagnóstica, a uma síndrome e a um diagnóstico.
  • Identificar as principais competências de comunicação relativamente a pacientes com Perturbações Mentais e saber aplicá-las na prática.
  • Conhecer as principais áreas de investigação na área da psicopatologia clínica e conhecer a especificidade da investigação nesta área.
  • Compreender a diferença entre valor e facto e a importância dos valores morais e não morais no diagnóstico das Perturbações Mentais.
Destinatários e Vagas

Licenciaturas acreditadas pela A3ES e graus Estrangeiros com reconhecimento ou equivalência a graus Portugueses por Instituição do Ensino Superior (Acreditadas pela a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior A3ES).

Profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Enfermagem, e outras áreas da saúde.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da Propina/Inscrição: 500€ (ato da inscrição)

Condições de Acesso:

Período de Candidaturas: 06 de agosto a 16 de dezembro de 2022

Deverá anexar ao Formulário de inscrição o Certificado de Habilitações, o CV resumido e comprovativo de pagamento da inscrição.

As admissões são feitas por ordem de chegada e será enviado um e-mail de confirmação.

Datas e Carga Letiva

Sábados | 09h00-13h00

07, 14, 21, 28 de janeiro, 04, 11, 18, 25 de fevereiro, 04, 11, 18, 25 de março e 01, 15, e 22 de abril de 2023.

Metodologia de Ensino

O ensino seguirá metodologias expositivas e interativas, análise de artigos, visualização de vídeos, role-play e simulação de doentes (participação de atores). O curso contará com a presença de atores para que todos os alunos possam treinar a entrevista clínica, a construção da história clínica e realização do exame psicopatológico e as competências de comunicação com doentes psiquiátricos. Para possibilitar a participação de alunos de vários pontos do país e de fora do país, o curso far-se-á em regime (não presencial a componente teórica) misto (presencial e não presencial) a componente prática (podendo os alunos que se conseguem deslocar à FMUL assistir presencialmente, e aqueles que não conseguem, participar à distância).

Certificação

O Curso contempla uma avaliação em formato de Teste de Escolha Múltipla.
Os alunos que concluírem o Curso com assiduidade podem requerer um certificado de participação.
Os alunos que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade podem requerer um certificado de aproveitamento.

Considera-se assiduidade a participação em tempo real em, pelo menos, 75% das sessões.
As faltas, ainda que justificadas, serão contabilizadas, uma vez que é necessária a presença em 75% das sessões.

A presença será validada pela presença em cada módulo, comprovada pela utilização de câmara durante a sessão e utilização de nome equivalente ao usado na inscrição que fica registado na plataforma.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Diogo Telles Correia

Docentes Responsáveis
Prof. Doutor Diogo Telles Correia
Prof.ª Doutora Filipa Novais
Dr. Ciro Oliveira

Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da FMUL

Associação Portuguesa de Psicopatologia

logo da Associação Portuguesa de Psicopatologia

Associação Portuguesa de Psicopatologia

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.