Objetivos
As doenças não transmissíveis (DNTs) são a principal causa de morte e de incapacidade na Europa. A alimentação inadequada, a obesidade e o sedentarismo constituem um dos principais fatores de risco para as DNTs, sendo amplamente reconhecida a necessidade de abordar estes fatores de risco.
Atualmente, a maior parte das faculdades de medicina em Portugal não tem uma disciplina sobre alimentação e nutrição no seu currículo académico, sendo fundamental dotar os futuros médicos, em particular os médicos de medicina geral e familiar, em matéria de alimentação e nutrição saudável, essenciais à prevenção destas doenças e à melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Objetivo principal:
Proporcionar conhecimentos e ferramentas em matéria de alimentação e nutrição saudável com aplicabilidade prática na consulta de medicina geral e familiar.
Objetivos específicos:
1. Conhecer e aplicar métodos de avaliação do estado nutricional, nomeadamente ao nível da composição corporal e do consumo alimentar;
2. Conhecer e identificar padrões alimentares e recomendações alimentares e nutricionais nas diferentes fases do ciclo de vida: 1) Gravidez; 2) Aleitamento materno; 3) Infância; 4) Pré-escolar; 5) Idade escolar; 6) Adolescência; 7) Idade adulta; 8) Geriatria;
3. Reconhecer e avaliar a importância da nutrição como terapia em diferentes patologias crónicas, nomeadamente: Obesidade, Diabetes, Hipertensão Arterial, Dislipidemia e Gastrenterologia;
4. Conhecer e aplicar as recomendações alimentares e nutricionais chave nas consultas de vigilância, nomeadamente: 1) consulta de planeamento familiar; 2) consulta de saúde materna; 3) consulta de saúde infantil; 4) consulta de diabetes.
5. Conhecer e aplicar métodos de culinária saudável.
Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar; Médicos Especialistas de Medicina Geral e Familiar.
Vagas: 30 máximo/com o mínimo de 15 para funcionamento
Poderão ser aceites outros candidatos mediante a avaliação curricular.
Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da Candidatura: 20€ (a abater no valor da inscrição)
Valor da Propina/Inscrição: 300€
Condições de Acesso e Seleção dos Candidatos:
Período de Candidaturas: 06 de junho a 15 de julho de 2022
Depois de avaliada a adequação do CV, as admissões são feitas por ordem de chegada e será enviado um e-mail de confirmação, juntamente com as instruções para efetivação da inscrição e pagamento.
Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo o Certificado de Habilitações e o comprovativo do pagamento da candidatura.
Datas e Carga Letiva
Sábados | 1, 8, 15, 22, 29 de Outubro, 5 e 12 de Novembro de 2022
09h00 - 13h00
Metodologia de Ensino
O Curso é centrado em métodos expositivos e interativos através da exposição teórica, mas essencialmente com discussão de casos clínicos, complementado com aulas de cariz prático realizadas no Centro de Nutrição Avançada da FMUL (avaliação do estado nutricional e técnicas culinária saudável).
Certificação
O curso contempla uma avaliação em formato de teste de escolha múltipla online. (facultativa). Classificação final: 30% exame final + 70% assiduidade.
Os alunos que concluírem o Curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação.
Os alunos que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.
Diretores do Curso
Prof.ª Doutora Catarina Sousa Guerreiro
Prof.ª Doutora Maria Ana Kadosh
Docentes Responsável
Prof.ª Doutora Catarina Sousa Guerreiro
Prof.ª Doutora Maria Ana Kadosh
Organização
Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Portuguesa
Com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Família (APMGF)