FMUL | A primeira escolha de Maria Sykes

Maria Sykes_a melhor aluna

Deu que falar, sobretudo nos primeiros dias após terem saído os resultados de acesso ao ensino superior, porque teve média de 20 valores e com isso conseguiu que as portas de qualquer universidade e curso, estivessem abertas para a receber. Contudo, Maria Sykes, 18 anos, explicou as razões que a levaram a escolher a Faculdade de Medicina de Lisboa, FMUL: “sempre tive boas referências e fui construindo uma boa imagem” deste Campus.

Curiosa por natureza, cedo desenvolveu o gosto por tarefas minuciosas. Recorda com vivacidade o dia que os pais lhe ofereceram um estojo para fazer suturas, ou as tardes passadas na biblioteca a folhear, vorazmente, os livros, mas com especial dedicação o “ABC da Saúde, onde ia tirar palavras difíceis com que questionava os familiares.

Dividida entre várias atividades, “sempre gostei de ter o meu tempo ocupado”, destacou-se na prática de Taekwondo, integrando a Seleção Nacional. Aprendeu piano e fez o percurso completo no Cambridge School. Voluntariosa, foi também voluntária através da organização internacional Pressley Ridge, onde ajudava com os trabalhos da escola, crianças de bairros desfavorecidos.

Diz não ser uma pessoa de afetos, mas a emoção estampada no rosto das crianças no dia em que se despediu, fez com que percebesse que pequenos gestos, podem fazer toda a diferença na vida das outras pessoas. E foi assim que o espírito de missão se agudizou e a Medicina começou, cada vez mais, a fazer sentido.

Maria Sykes faz parte do universo de 295 estudantes que este ano entraram na FMUL. Tal como ela, quando questionados, 257 responderam ter sido esta a sua primeira escolha. Prestígio e o facto de estar inserida num campus multidisciplinar e muito fértil, com o Hospital de Santa Maria e o iMM, são as razões apontadas para justificar a escolha.

Quanto a notas de entrada, 20 e 17.95 são os valores que separam o primeiro do último aluno. Médias altas, que implicam muito estudo e dedicação. Os próximos 6 anos vão ser aqui passados, entre muitas áreas disciplinares e desafios. Desejamos a todos boa sorte.