FMUL| A caminho da sustentabilidade
Share

 

plateia a assistir a workshop

No dia 22, realizou-se o workshop “Um campus, uma comunidade, um compromisso com o futuro”, no Edifício Reynaldo dos Santos, que apresentou à comunidade o projeto de sustentabilidade a que FMUL se candidatou e que já está a acontecer.  

A Faculdade de Medicina de Lisboa lançou-se num desafio inovador e pioneiro ao candidatar-se ao Fundo Ambiental, através do Plano de Reestruturação e Resiliência.

 

palestrante

 

palestrante

Com o montante do financiamento serão postas em prática uma série de alterações que têm o objetivo de produzir energia de forma sustentável, de poupar energia e até de acabar com os gastos na fatura de gás, uma vez que essa despesa vai ser eliminada.

Esta obra tem várias fases que vão decorrer até março do próximo ano e todas elas têm o foco na eficiência energética, através da redução do consumo de recursos naturais e energéticos. Exemplo disso é a redução do consumo de energia primária em cerca de 3.020.577KWhep /ano que se vai traduzir numa poupança de quase 153 mil euros por ano; A redução nas emissões de CO2 de aproximadamente 426,56 t por ano e por fim as alterações ao edifício Egas Moniz vão permitir ter classificação energética B em vez da atual C.

 

palestrante

 

palestrante

O workshop deu a conhecer as etapas da operação “Egas Moniz- Eficiência Energética e Sustentabilidade”, através do discurso do diretor da FMUL, João Eurico Cabral da Fonseca e da engenheira Gabriela Fernandes envolvida no processo de candidatura desde o primeiro minuto.

A manhã contou ainda com a intervenção de Márcia Vila, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Ulisboa para falar sobre “Sustentabilidade na Ulisboa, medidas para a redução de emissões de gases de efeito de estufa”, Gorete Soares, coordenadora de edifícios e Eficiência de Recursos na Agência para a Energia, para falar sobre o “Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO-AP) e por fim  Filipa Pegarinhos, Coordenadora do Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade, da Faculdade de Ciências da Ulisboa que trouxe o tema:  Laboratório Vivo para a Sustentabilidade: Projetos @Ciências ULisboa.

Roll Up com descrição de financiamento

A sessão foi concluída por Isabel Aguiar diretora de Serviços de Gestão do Edificado da FMUL. 

palestrante