A Faculdade de Medicina e a Saúde Mental no “Observador”

placard saúde mental

Numa série de artigos sobre saúde mental, o Jornal Observador fez algumas entrevistas a médicos, a doentes, a médicos que admitiram ter tido problemas de saúde mental, e a outros profissionais que lidam com o tema diariamente. É neste contexto que entra a equipa do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) que é aqui referida num artigo alargado e onde Duarte Graça também aparece para dar conta de um importante relatório que dá a conhecer os números sobre doença mental entre a comunidade estudantil.

“Encontro para a Saúde mental: Uma reflexão no ensino superior” abriu as portas para a discussão sobre um tema que continua a ser tabu na sociedade e na comunidade académica. A consciência de que ignorar o “elefante na sala” não é uma estratégia viável para resolver o problema, fez com que o psiquiatra Daniel Sampaio com uma equipa da FMUL, criasse em 2013 o Espaço S para dar apoio a alunos. O Observador, mais recentemente, criou o projeto mental, onde são feitas e publicadas uma série de entrevistas com pacientes e com quem trata deles, que acaba muitas vezes por também precisar de ajuda.

No artigo aqui disponibilizado é mencionado o Gabinete de Apoio psicológico da FMUL e o presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML), Duarte Graça que menciona este inquérito conduzido pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina em 2020, que concluiu que 73 por cento dos inquiridos sentiam que precisavam de ajuda, mas que ainda assim não a procuravam.

Leia aqui o artigo